Acantose Nigricans - Definição, Prevalência, Hereditariedade, Fisiopatologia, Causas, Sinais e Sintomas, Diagnóstico e Tratamento - As Doenças Raras
.
Unknown

Acantose Nigricans - Definição, Prevalência, Hereditariedade, Fisiopatologia, Causas, Sinais e Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

A Acantose Nigricans é uma doença de pele muito rara. Ele pode aparecer ao nascimento ou pode desenvolver-se em alguns casos até aos 40 anos de idade. A Acantose Nigricans manifesta-se por placas enegrecidas nas dobras do corpo, e portanto, pode ser confundida com falta de higiene. A obesidade é o distúrbio mais comum, muitas vezes associada ao hiperinsulinismo, à diabetes mellitus e à insulinorresistência.

Causas de Acantose Nigricans

As causas exatas da doença ainda não são conhecidas até agora. Além disso, provou-se que alguns fatores podem estar relacionados com Acantose Nigricans.
  •     O câncer de estômago
  •     A hereditariedade
  •     Diabetes
  •     Hiperadrenocorticismo
  •     Tomar hormônios como pílulas anticoncepcionais podem causar doenças
  •     A acantose nigricans pode também ser o resultado de uma doença rara.

Aparência de Acantose Nigricans

Inicialmente, Acantose Nigricans é caracterizada por placas cinza, em seguida, tornando-se mais escuras ou pretas, dando um aspecto de sujo. A pele torna-se mais espessa e áspera. O Excesso de queratina na pele e a hiperpigmentação com lesões de aspeto verrugosque podem ocorrer em qualquer lugar, a região mais atingida é a zona posterior do pescoço, seguida das axilas, pescoço, pálpebras e cantos da boca.

Formas de Acantose Nigricans

Existem 4 formas da doença, 3 benignas e uma maligna.:
  •     A forma leve pode ser causada por hereditariedade, o doença aparece muitas vezes na infância ou adolescência.
  •     A forma paraneoplásica, conhecida como Acantose Nigricans maligna é uma consequência da doença Darier e ocorre por volta dos 35 aos 50 anos de idade.
  •     Outra forma da doença é a endócrina, a Pseudo-Acantose Nigricans, o que pode ser causado pela doença de Curth.
  •     Existe ainda uma outra forma da doença, a ocular, que pode ser a causa de conjuntivite papilar ou exsudativa.

Diagnóstico de Acantose Nigricans

Se as manchas na pele parecerem feias é aconselhável consultar um médico. O questionamento do paciente vai ajudar o médico a descobrir as causas da doença. Além disso, o médico irá realizar uma biópsia da pele para diagnosticar a doença com certezas.

Para fazer uma avaliação da gravidade da doença, o médico irá fazer um exame de sangue. Este último irá verificar o nível de glicose no sangue em que o paciente está em jejum e os níveis de glicose sanguínea pós-prandial. O médico também pode encaminhar o paciente para um ultra-som ou tomografia computadorizada abdominal.

Tratamento Acantose Nigricans

É importante tratar a doença responsável pela forma específica da Acantose Nigricans ou patologia associada. Tratar a causa da doença pode levar a uma diminuição ou desaparecimento da Acantose Nigricans.