Dermatite Herpetiforme - Doença de Duhring - As Doenças Raras
.
Unknown

Dermatite Herpetiforme - Doença de Duhring

A Dermatite Herpetiforme é uma doença rara de pele caraterizada por uma erupção que causa intenso prurido. A erupção é crónica, o que significa que se mantém por um longo período de tempo, acabando por desaparecer para voltar algum tempo depois. A idade de início é em média por volta dos 20 anos ou mais, contudo existem casos documentados em crianças. Encontra-se tanto em homens como em mulheres. É também conhecida por Doença de Duhring.

Causas

A causa é até ao momento desconhecida. Contudo, está ligada à sensibilidade ao glúten (doença celíaca) no intestino delgado.

Sinais e Sintomas

  • Prurido que pode variar de leve a intenso
  • Bolhas ou erupções cutâneas (mais frequentemente nos cotovelos, joelhos, costas e nádegas)
  • Marcas tipo arranhões (em vez de bolhas nalguns pacientes)
  • Cancro intestinal.

Diagnóstico

O diagnóstico é estabelecido através de biópsia de pele e teste de imunofluorescência direta da pele. Pode também estar indicado uma biópsia do intestino.

Tratamento

Pode ser recomendado uma dieta rigorosa sem glúten, de forma a ajudar a controlar a doença. O cumprimento desta dieta pode eliminar a necessidade de medicamentos e certas complicações futuras. Um antibiótico chamado de dapsona pode ajudar na maioria dos casos. Alguns medicamentos imunossupressores podem igualmente ser usados, contudo são menos eficazes.

Prognóstico

A doença pode ser controlada com tratamento. Sem tratamento, pode haver um risco significante de cancro intestinal.

Complicações

Podem ser encontrados alguns problemas de tiróide nestes pacientes. Logo, estes ficam mais propensos a desenvolver determinados tipos de cancro intestinal.

Fontes: