Agorafobia – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

Agorafobia é o medo de estar em situações onde escapar pode ser difícil, ou a ajuda não esteja disponível, se as coisas derem errado. Muitas pessoas acham que a agorafobia é simplesmente um medo de espaços abertos, mas é mais complexo do que isso. Uma pessoa com agorafobia pode ter medo de:
  • Viajar nos transportes públicos
  • Uma visita a um centro comercial
  • Sair de casa.
Se as pessoas com agorafobia se encontram em uma situação estressante eles normalmente experimentam sintomas de um ataque de pânico, tais como:
  • Batimento cardíaco rápido
  • Respiração rápida (hiperventilação)
  • Sensação de calor e suado
  • Sensação de mal-estar.
Eles evitam situações que causam ansiedade e só pode sair de casa com um amigo ou parceiro, ou mantimentos ordem on-line em vez de ir ao supermercado. Essa mudança de comportamento é conhecida como fuga.

Sintomas Agorafobia

A gravidade da agorafobia pode variar significativamente entre diferentes pessoas com a doença. Por exemplo, alguém com agorafobia grave pode ser incapaz de sair de casa, enquanto alguém que tem agorafobia leve pode ser capaz de viajar curtas distâncias sem problemas.

Os sintomas de agorafobia podem ser classificados em três tipos:

  • Físico
  • Cognitiva (sintomas associados com o pensamento)
  • Comportamental.
Estas são explicadas em mais detalhe abaixo.

Os Sintomas Físicos

Os sintomas físicos de agorafobia geralmente ocorrem somente quando você se encontra em uma situação ou ambiente que provoca ansiedade. No entanto, muitas pessoas com agorafobia raramente apresentam sintomas físicos, porque eles deliberadamente evitar situações que os tornam ansiosos.

Os sintomas físicos da agorafobia podem ser semelhantes aos de um ataque de pânico e podem incluir:
  • Batimento cardíaco rápido
  • Respiração rápida (hiperventilação)
  • Sensação de calor e suado
  • Sensação de mal estar
  • Dor de estômago
  • Dor no peito
  • Dificuldade em engolir ( disfagia )
  • Diarreia 
  • Trêmulo
  • Tontura 
  • Zumbido nos ouvidos ( zumbido )
  • Sensação de desmaio.

Os Sintomas Cognitivos

Os sintomas cognitivos de agorafobia são sentimentos ou pensamentos que podem ser, mas nem sempre, relacionada com os sintomas físicos.

Os sintomas cognitivos podem incluir o medo que:
  • Um ataque de pânico vai fazer você parecer estúpido ou constrangido na frente de outras pessoas.
  • Um ataque de pânico vai ser fatal. Por exemplo, você pode estar preocupado que seu coração vai parar ou você não será capaz de respirar.
  • Você não seria capaz de escapar de um lugar ou situação se estivesse a ter um ataque de pânico.
  • Você está perdendo sua sanidade.
  • Você pode perder o controlo em público.
  • Você pode tremer e blush na frente das pessoas.
  • Você pode ser observado.
Existem também os sintomas psicológicos não relacionados aos ataques de pânico, incluindo:
  • Sensação de que você seria incapaz de funcionar, ou sobreviver, sem a ajuda de outros
  • Um medo de ser deixado sozinho em sua casa (monophobia)
  • Um sentimento geral de  ansiedade ou medo.

Sintomas Comportamentais

Os sintomas de agorafobia, relativamente ao comportamento incluem:
  • Evitar situações que poderiam levar a ataques de pânico, como lugares lotados, transportes públicos e filas
  • Não ser capaz de sair de casa por longos períodos de tempo (sair de casa)
  • A necessidade de estar com alguém que você confia, quando vai a lugar nenhum
  • Evitar estar longe de casa.
Algumas pessoas são capazes de forçar-se a enfrentar situações desconfortáveis, mas eles sentem medo e ansiedade considerável ao fazê-lo.

Ao procurar o conselho médico

Se você acha que tem os sintomas de agorafobia, fale com o seu médico de família. Também procurar aconselhamento médico se você tiver qualquer um dos seguintes:
  • Dor no peito
  • Falta de ar
  • Dores de cabeça
  • Tontura
  • Desmaios
  • Fraqueza inexplicável
  • Sensação de que seu coração está batendo de forma irregular (palpitações)
  • Depressão
  • Pensamentos de suicídio ou  auto-mutilação.
A maioria dos casos de agorafobia se desenvolver como uma complicação de distúrbios de pânico. A pessoa experimenta anteriormente um ataque de pânico em uma situação ou ambiente específico e isso provoca um círculo vicioso.

Eles começam a se preocupar tanto em ter um ataque de pânico mais uma vez que eles se sentem os sintomas de ataque de pânico de voltar quando eles estão em uma situação ou ambiente similar. Isso, então, faz com que a pessoa para evitar que determinada situação ou ambiente.

Distúrbios de Pânico

As causas do  transtorno do pânico e ataques de pânico relacionados ainda não são claras. A maioria dos especialistas acha que uma combinação de ambos os factores biológicos e psicológicos podem estar envolvidos.

Os Factores Biológicos

Uma série de teorias sobre que tipo de factores biológicos podem estar envolvidos com o transtorno do pânico são descritos mais abaixo

Uma teoria é que o transtorno do pânico está intimamente associado com "luta ou fuga" do seu corpo natural reflexo - a sua maneira de protegê-lo de situações estressantes e perigosas.

A ansiedade e o medo com que seu corpo libere hormônios, como a adrenalina, e sua respiração e os batimentos cardíacos são aumentados. Esta é a maneira natural do seu corpo de se preparar para uma situação perigosa ou estressante.

Em pessoas com transtorno do pânico, pensa-se que a luta ou reflexo de fuga pode ser desencadeada de forma anormal, resultando em um ataque de pânico.

Neurotransmissores

Outra teoria é que há um desequilíbrio nos níveis de neurotransmissores no cérebro, que pode afectar o humor e comportamento. Isso pode levar a uma resposta de estresse elevado em determinadas situações, provocando os sentimentos de pânico.

O Circuito do Medo

A teoria do "circuito do medo" é que o cérebro de pessoas com o transtorno do pânico pode ser moldado de forma diferente da maioria das pessoas.

Pode haver um mau funcionamento em partes do cérebro conhecida para gerar tanto a emoção do medo e do efeito físico correspondente medo pode trazer. Eles podem estar gerando fortes emoções de medo que desencadeiam um ataque de pânico.

Consciência Espacial

Ligações foram encontradas entre os transtornos de pânico e percepção espacial. Consciência espacial é a capacidade de julgar onde você está em relação a outros objectos e pessoas.

Algumas pessoas com o transtorno do pânico têm um sistema enfraquecido de equilíbrio e de espaço que pode resultar em alguém com o transtorno do pânico sentindo sobrecarregado e desorientado em lugares lotados, provocando um ataque de pânico.

Os Factores Psicológicos

Os factores psicológicos que aumentam o risco de desenvolver agorafobia incluem:
  • Uma experiência de infância traumática, como a morte de um pai ou de ser abusada sexualmente
  • Passando por um evento estressante, como  luto ou perda de emprego
  • História prévia de doenças mentais, como depressão,  anorexia nervosa ou bulimia
  • Ter álcool ou problemas de abuso de drogas
  • Estar em um relacionamento infeliz, ou em um relacionamento onde o parceiro é muito controle.

Diagnosticar Agorafobia

Se você acha que pode ser afectado por agorafobia, fale com o seu médico de família. Se você não se sente pronto para visitar o seu médico na pessoa que você deve ser capaz de organizar uma consulta por telefone.
O GP irá pedir-lhe para descrever seus sintomas, como muitas vezes os sintomas aparecem e em que situações eles ocorrem. É muito importante que você informe o seu médico sobre como você se sente e como seus sintomas têm afectado você.

Eles também querem saber como os seus sintomas estão afectando o seu comportamento diário. Por exemplo:
  • Você acha que é estressante sair de casa?
  • Há certos lugares ou situações que você tem que evitar?
  • Adoptar estratégias de prevenção para ajudar a lidar com os seus sintomas, como confiar em outras pessoas para fazer compras para você?
Às vezes pode ser difícil falar com alguém sobre seus sentimentos, emoções e vida pessoal. No entanto, você deve tentar não se sentir ansioso ou constrangido. O seu médico precisa de uma boa compreensão de seus sintomas para que eles possam fazer o diagnóstico correto e recomendar o tratamento mais adequado para sua condição.

Exame físico

O seu médico poderá querer realizar um exame físico e, em alguns casos, eles podem querer fazer exames de sangue, para procurar sinais de quaisquer condições físicas que poderiam estar causando os sintomas. Por exemplo, uma  hiperactividade da glândula tireóide pode, por vezes, causar sintomas semelhantes a um ataque de pânico.

Por exclusão de quaisquer condições médicas subjacentes, o seu médico será capaz de fazer o diagnóstico correto.

Confirmar o Diagnóstico

Um diagnóstico de agorafobia geralmente pode ser feita com confiança se forem cumpridos os seguintes pontos:
  • Você está ansioso por estar em um lugar ou situação, como em uma multidão ou andar em um ônibus, onde fuga ou ajuda pode ser difícil no caso de um ataque de pânico ou sintomas tipo pânico.
  • Você evita situações acima descritas, ou suportá-las com extrema ansiedade, ou com a ajuda de um companheiro.
  • Não há nenhuma outra condição subjacente que pode explicar os seus sintomas.
Se houver qualquer dúvida sobre o diagnóstico, poderá ser encaminhado a um psiquiatra para uma avaliação mais detalhada

Tratamento Agorafobia

Um especialista em terapia cognitivo-comportamental explica como isso funciona o tratamento psicológico e que poderiam se beneficiar com isso.

Compare suas opções

Dê uma olhada em um guia simples para os prós e contras de diferentes tratamentos para a agorafobia
A abordagem gradual é geralmente recomendado para a agorafobia (e qualquer subjacente transtorno do pânico).

Os passos recomendados são geralmente:

  • Passo um: educar-se sobre a sua condição, possíveis mudanças de estilo de vida que você pode fazer, e as técnicas de auto-ajuda para ajudar a aliviar os sintomas.
  • Etapa dois: matricular-se no que é conhecido como um programa de auto-ajuda guiada.
  • Etapa três: referem-se a si mesmo ou ser encaminhado para um tipo mais intensivo de terapia, como a terapia cognitivo-comportamental ou ver se os seus sintomas podem ser controlados com medicação.

Mudanças de estilo de vida e técnicas de auto-ajuda

Muitas vezes, aprendendo mais sobre a agorafobia e sua associação com transtornos de pânico e ataques de pânico podem ajudá-lo a controlar melhor os seus sintomas.

Por exemplo, existem técnicas que você pode usar durante um ataque de pânico para trazer suas emoções sob controlo melhor. Ter mais confiança no controle de suas emoções pode, então, torná-lo mais confiante em lidar com situações e ambientes previamente desconfortáveis.

Essas técnicas de auto-ajuda, são descritos a seguir:

  • Fique onde está, e tentar resistir ao impulso de correr para um lugar de segurança durante um ataque de pânico. Se dirigir, encostar e estacionar onde é seguro fazê-lo.
  • Foco. É importante para que você possa se ​​concentrar em algo não ameaçador e visível, como a passagem do tempo em seu relógio, ou itens em um supermercado. Lembre-se que os pensamentos e sensações assustadoras são um sinal de pânico e acabará por passar.
  • Tente respiração lenta e profunda. Sentimentos de pânico e ansiedade podem piorar se você respirar muito depressa. Tente concentrar-se na respiração lenta e profunda, enquanto contando lentamente até três em cada inspiração e expiração.
  • Desafie o seu medo. Tente descobrir o que é que você tem medo e desafiá-la. Você pode conseguir isto, constantemente lembrando-se que o que você teme não é real e vai passar.
  • A visualização criativa. Durante um ataque de pânico, tente resistir à tentação de pensar em coisas negativas, como "desastre". Em vez disso, pensar em um lugar ou situação que faz você se sentir tranquilo, relaxado ou à vontade. Depois de ter esta imagem em sua mente, tente se concentrar sua atenção sobre ele.
  • Não lute contra um ataque. Tentando combater os sintomas de um ataque de pânico muitas vezes pode torná-lo pior. Em vez disso, tranquilizar-se por aceitar que, embora possa parecer embaraçoso, e seus sintomas podem ser difíceis de tratar, seu ataque não é risco de vida.

Algumas mudanças de estilo de vida também podem ajudar, como por exemplo:

  • Tomando  exercício regular: o exercício pode aliviar a tensão e estresse, enquanto melhorando o humor
  • Comer uma  dieta saudável: uma dieta pobre pode fazer sintomas de pânico e ansiedade pior
  • Evitar o uso de drogas e álcool: enquanto eles podem fornecer alívio de curto prazo, no longo prazo eles podem piorar os sintomas
  • Evitar bebidas que contenham cafeína, como o chá, café ou coca-cola: a cafeína tem um efeito estimulante e pode piorar os sintomas.

Guia Auto-ajuda

Se os sintomas não respondem ao conselho acima, o seu médico pode recomendar que você se inscrever em um programa de ajuda guiado por conta própria. Trata-se de trabalhar através de manuais de auto-ajuda que detalha os tipos de problemas que você pode estar enfrentando, juntamente com conselhos práticos sobre como lidar com eles.

Há também programas baseados na Internet que você pode acessar através de um computador. Guiada auto-ajuda para a agorafobia é baseado em terapia cognitivo-comportamental (TCC), que visa alterar os padrões inúteis e irreais de pensar para trazer mudanças positivas no comportamento (veja abaixo para mais informações sobre CBT).

Por sua vez, a TCC utiliza um tipo de terapia conhecida como terapia de exposição, que envolve sendo gradativamente exposta ao objecto ou situação temida e usando técnicas de relaxamento para ajudar a reduzir a ansiedade.

Como parte do programa você pode ter breves sessões com um terapeuta CBT (em torno de 20 a 30 minutos) por telefone ou face-a-face.Você também pode ser convidado a participar de trabalhos em grupo com outras pessoas com um histórico de distúrbios agorafobia e pânico.

A maioria dos programas de auto-ajuda, contêm uma série de objectivos para trabalhar no sentido ao longo de cinco a seis semanas.

Terapias mais Intensivas

Se o programa de auto-ajuda não tem funcionado, poderá ser encaminhado para terapias mais intensivas.
Existem três opções principais:
  • Terapia cognitivo-comportamental
  • Relaxamento aplicada
  • Medicação.

Terapia Cognitivo-comportamental

A terapia cognitiva comportamental  (TCC) é baseada na ideia de que o pensamento inútil e irrealista leva a um comportamento negativo.CBT pretende quebrar este ciclo e encontrar novas maneiras de pensar que podem ajudar você a se comportar de uma maneira mais positiva.

Por exemplo, muitas pessoas com agorafobia têm o pensamento realista que, se eles têm um ataque de pânico que vai matá-los. Assim, o terapeuta irá tentar mudar para o pensamento mais positivo que ter um ataque de pânico pode ser desagradável, mas não é fatal e isso vai passar. Essa mudança de pensamento pode levar a um comportamento mais positivo em termos de uma pessoa ser mais dispostos a enfrentar situações que anteriormente com medo deles.

CBT é normalmente combinada com a terapia de exposição. Portanto, o seu terapeuta vai definir metas relativamente modestas no início do tratamento, como ir para a sua loja de canto local. Como você se tornar mais confiante, metas mais desafiadoras pode ser definido, como ir a um grande supermercado ou ter uma refeição em um restaurante movimentado.

Um curso de CBT geralmente consiste de 12 a 15 sessões semanais; com cada sessão durando uma hora.

Relaxamento Aplicado

Relaxamento aplicado é baseado na premissa de que as pessoas com agorafobia e transtorno do pânico relacionado perderam sua capacidade de relaxar. Assim, o objectivo de relaxamento aplicado é a reensiná-lo a relaxar.

Isso é feito usando uma série de exercícios destinados a ensinar-lhe como:
  • De detectar os sinais e sentimentos de tensão
  • Para relaxar os músculos para aliviar a tensão
  • Usar estas técnicas em situações estressantes ou todos os dias para impedi-lo de sentir tenso e em pânico.
Tal como acontece com a TCC, um curso de terapia de relaxamento aplicada consiste de 12 a 15 sessões semanais com duração de uma hora.

Medicação

Em alguns casos, a medicação pode ser utilizado como um tratamento único para agorafobia. Em casos mais graves medicamento também pode ser usada em combinação com psicoterapia ou terapia de relaxamento aplicado.

Os inibidores selectivos da recaptação da serotonina

Se a medicação é pensado para ser apropriado irá geralmente ser determinado um cursos de  inibidores selectivos da recaptação da serotonina (SSRIs).

SSRIs foram originalmente projectados para tratar a depressão, mas que posteriormente provou para ajudar a tratar outros transtornos do humor, como ansiedade, sentimentos de pânico e pensamentos obsessivos.
Um SSRI chamado  sertralina  é geralmente recomendado para a maioria das pessoas com agorafobia.
Existem vários efeitos secundários da sertralina, incluindo:
  • Sensação de mal estar
  • Baixo desejo sexual
  • Visão turva
  • Diarreia  ou  prisão de ventre
  • Sentir-se agitado ou instável
  • Sudorese excessiva. 
Os efeitos colaterais devem melhorar ao longo do tempo, embora alguns podem ocasionalmente persistir. Se a sertralina não melhora os sintomas, então você pode ser prescrito um SSRI alternativa ou um tipo similar de medicamentos conhecidos como inibidores da recaptação de serotonina, noradrenalina (IRSNs). O período de tempo que você terá que tomar um SSRI (ou IRSN) para irá variar dependendo da sua resposta ao tratamento. Algumas pessoas podem ter que tomar ISRS durante mais de 6 a 12 meses.

Quando você e seu médico decidir que é apropriado para você parar de tomar SSRIs, você vai ser desmamados fora deles, reduzindo lentamente a sua dosagem. Você nunca deve parar de tomar a medicação, a menos que seu médico aconselha especificamente para você.

Pregabalina

Se você é incapaz de tomar ISRS ou IRSN por razões médicas, ou sentir efeitos colaterais incómodos, outro medicamento chamado  pregabalina pode ser recomendada.

Efeitos colaterais comuns de pregabalina incluem:
  • Tontura
  • Sonolência.

Benzodiazepinas

Se você tiver um particularmente grave surto de sentimentos de pânico, você pode ser prescrito um curso curto de um tipo de medicamento conhecido como benzodiazepinas.

Benzodiazepínicos são tranquilizantes destinadas a reduzir a ansiedade e promover a calma e relaxamento. No entanto, não é geralmente recomendado que você tome as benzodiazepinas por mais de duas semanas seguidas como o medicamento tem o potencial para se tornar viciante se tomado por mais tempo.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx

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