Doença de Bornholm ou Pleurodinia ou Epidemia Pleurodinia – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção - As Doenças Raras
.
Unknown

Doença de Bornholm ou Pleurodinia ou Epidemia Pleurodinia – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

Doença de Bornholm doença é uma infecção viral incomum dos músculos intercostais, que se juntam as costelas juntos. Por vezes, o revestimento dos pulmões é muito afectado. A condição é conhecida como pleurodinia, ou epidemia pleurodinia.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma da doença de Bornholm dor aguda no peito, que é muitas vezes agravada pela respiração profunda, tosse ou movimentos bruscos. A dor tende a ir e vir, com episódios com duração de 15-30 minutos.

Doença de Bornholm por vezes, também provoca dor de barriga, febre, dor de cabeça, dor de garganta e dores musculares. Estes sintomas geralmente começam de repente e persistir por vários dias antes de ir embora, sem a necessidade de tratamento. No entanto, eles podem voltar.

Quem está em risco?

Bornholm doença afecta principalmente crianças e adultos jovens (com idade inferior a 30). Geralmente ocorre em epidemias, em ambientes como escolas ou creches, e mais frequentemente durante o verão e outono.

Como a infecção é Transmitida?

Bornholm doença é causada por um grupo de vírus chamada enterovírus, principalmente o vírus Coxsackie B.  Espalha-se por via fecal-oral; vestígios de fezes contaminadas (poo) chegando na boca. Menos comummente, pode ser transmitida através de gotículas respiratórias, da mesma forma que a gripe comum.

Os vírus são encontrados nas fezes e nos milhões de pequenas gotículas que saem do nariz e da boca quando alguém com a tosse ou espirra doença. Mãos, água ou alimentos podem ser contaminados, e gotículas respiratórias pendurar suspensa no ar, antes de cair para contaminar superfícies. Quem tocar estas superfícies podem espalhar o vírus por tocar outra coisa.

As pessoas costumam se infectar por pegar o vírus em suas mãos a partir de objectos contaminados (como uma fralda ou vaso sanitário) e, em seguida, colocar as mãos na boca, por ingestão de água contaminada ou pela inalação de vírus, se for suspenso no ar.

É por isso que é importante lavar as mãos correctamente e evitar o compartilhamento de utensílios se você foi infectado com o vírus, ou se alguém próximo a você tem a doença Bornholm.

Recém-nascidos

É possível para uma mãe infectada para transmitir o vírus para o bebé recém-nascido. A infecção em recém-nascidos varia em gravidade - alguns bebés não têm quaisquer sintomas, embora alguns possam ter uma doença grave ou até mesmo fatal.

Bebés com doença grave podem beneficiar do tratamento com imunoglobulina. Aconselhamento especializado deve ser procurado a partir do vírus da Agência de Protecção à Saúde Departamento de Referência.

Pode ser tratada?

Não há tratamento específico para a doença de Bornholm. A infecção geralmente desaparece por si depois de cerca de uma semana.

Porque é causada por uma infecção viral, que não podem ser tratados com antibióticos. Over-the-counter analgésicos como o paracetamol e ibuprofeno pode muitas vezes ajudar a aliviar qualquer dor, dor de garganta e febre alta, mas lembre-se que a aspirina não deve ser administrada a crianças com idade inferior a 16 anos.

http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx