Hemorragia Subaracnóide (Acidente Vascular Cerebral Raro) – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção - As Doenças Raras
.
Unknown

Hemorragia Subaracnóide (Acidente Vascular Cerebral Raro) – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

Uma hemorragia subaracnóide é um tipo raro de acidente vascular cerebral causada por hemorragia na superfície do cérebro. É uma doença muito grave e pode ser fatal. O principal sintoma de uma hemorragia subaracnóide é uma dor de cabeça súbita e muito grave que é frequentemente descrito como uma dor cega, diferente de tudo que experimentou antes.

O que Causa Hemorragias Subaracnoideias?

A maioria das hemorragias subaracnoideias são causadas por um  aneurisma cerebral rebentamento. Um aneurisma é uma protuberância em um vaso sanguíneo, e é causada por uma deficiência na parede do vaso sanguíneo.

Não se sabe exactamente por que aneurismas cerebrais desenvolver em algumas pessoas, embora alguns factores que aumentam o risco da doença foram identificados. Estes incluem:
  • Fumador 
  • Pressão alta 
  • Consumo excessivo de álcool.
Causas menos comuns de hemorragia subaracnóide incluem ter anormalmente desenvolvido vasos sanguíneos e inflamação dos vasos sanguíneos no cérebro. 

Ferimentos graves na cabeça muitas vezes causam hemorragia subaracnóide, mas este é um problema distinto conhecido como "hemorragia subaracnóide traumático".

Quem é afectado 

Entre Abril de 2012 e Abril de 2013, mais de 11.000 pessoas foram admitidas em hospitais em Inglaterra com uma hemorragia subaracnóide.

Hemorragias subaracnoideias podem acontecer em qualquer idade, até mesmo as crianças, mas eles são mais comuns em pessoas com idade entre 45 e 70 anos. Ligeiramente mais mulheres são afectadas que os homens.

Hemorragias subaracnoideias também são mais comuns em pessoas negras em comparação com outros grupos étnicos. Isto poderia ser porque os negros são mais propensos a ter pressão arterial elevada.

Principais Sintomas:

  • Torcicolo 
  • Má disposição 
  • Sensibilidade à luz 
  • Visão turva ou dupla 
  • Convulsões (ataques) ou perda de consciência. 
A hemorragia subaracnóide é uma emergência médica. Disque 999 ou 112 imediatamente e pedir uma ambulância se você, ou alguém em seu cuidado, tem esses sintomas. 

Tratamento Hemorragia Subaracnóide

Uma pessoa com suspeita de hemorragia subaracnóide precisará ter uma  tomografia computadorizada (TC) no hospital para verificar se há sinais de sangramento em torno do cérebro.

Se o diagnóstico de hemorragia subaracnóide é confirmada ou fortemente suspeita, que são susceptíveis de ser transferido para uma unidade de neurociências especializadas.

Medicação será geralmente dada para ajudar a prevenir complicações de curto prazo (ver abaixo) e um processo para reparar a fonte do sangramento pode ser levada a cabo.

Reduzir o Risco de Hemorragia Subaracnoideia

Nem sempre é possível evitar uma hemorragia subaracnóide, mas existem algumas coisas que você pode fazer para reduzir seu risco.

As três medidas mais eficazes que você pode tomar para reduzir suas chances de ter uma hemorragia subaracnóide são:
  • Parar de fumar
  • Moderar o seu consumo de álcool 
  • Tomar medidas para manter a sua pressão arterial a um ritmo saudável, como fazer exercícios regularmente e perder peso se você está acima do peso.

Complicações Hemorragia Subaracnoideia

A hemorragia subaracnóide pode causar complicações a curto e longo prazo. Graves complicações de curto prazo pode ainda incluir hemorragia no local do aneurisma e qualquer dano cerebral causada por uma redução no fornecimento de sangue para o cérebro.

As complicações a longo prazo incluem:

  • Epilepsia, repetidas convulsões (ataques)
  • Problemas com certas funções mentais, como memória, planeamento e concentração 
  • Mudanças de humor, como depressão. 

Perspectiva Hemorragia Subaracnoideia

Embora as perspectivas para a hemorragia subaracnóide melhorou nas últimas décadas, cerca de metade de todos os casos são fatais, e as pessoas que sobrevivem podem ficar com problemas de longo prazo. Recuperar após uma hemorragia subaracnóide também pode ser um processo lento e frustrante, e é comum ter problemas como cansaço extremo, dores de cabeça e problemas para dormir.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx