Penfigóide Bolhoso - Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Cirurgia, Prevenção

O Penfigóide Bolhoso é uma doença de pele em que se criam bolhas e que tende a afectar os idosos. É causado por um problema com o sistema imunológico, mas geralmente desaparece por si só dentro de alguns anos. Enquanto isso, as bolhas podem ser controlados com medicação. Cerca de uma em 10 mil pessoas são afectadas por penfigóide bolhoso a cada ano no Reino Unido.

Quais são os sintomas de Penfigóide Bolhoso?

Penfigóide Bolhoso geralmente começa com uma erupção vermelha, coceira que parece um pouco com eczema ou urticária. Isto tende a várias semanas ou meses.

Em seguida, os grupos de grandes bolhas que coçam normalmente aparecem nas manchas vermelhas, logo abaixo da superfície da pele. Eles podem ser de até 5 cm de diâmetro e cheio de fluido, com a pele de espessura das bolhas esticada.

O interior fluido geralmente é clara, mas pode ficar turva ou manchada de sangue. As bolhas durar alguns dias antes da cicatrização sem deixar uma cicatriz, mas um ciclo em que se desenvolve mais forma.

A erupção e bolhas são geralmente vistos em parte superior dos braços e coxas, por vezes, se espalhando para as dobras do corpo e do abdómen (barriga).  No entanto, algumas pessoas não têm sintomas, ou apenas têm leve vermelhidão e irritação.

Quem é afectado por Penfigóide Bolhoso?

A condição é geralmente vista em pessoas mais velhas com idade superior a 70 anos. Raramente, pode afectar crianças e adultos jovens. Tantos homens como mulheres são igualmente afectados.

Qual é a causa de Penfigóide Bolhoso? 

Penfigóide Bolhoso é uma condição auto-imune, o que significa que o sistema imunitário ataca os próprios tecidos e órgãos do corpo. No penfigóide Bolhoso o sistema imunitário da pessoa produz anticorpos contra a pele. Estes anticorpos atacam a membrana basal, que se situa entre a camada superior da pele (epiderme) e a camada seguinte (derme) e mantém a pele em conjunto. As camadas da pele começa a separar-se e o fluido acumula-se no meio.

Não é entendido por que as doenças auto-imunes como penfigóide Bolhoso acontecer, mas pensa-se que algo desencadeia o sistema imunológico a atacar os próprios tecidos do corpo. Certos medicamentos e queimaduras solares têm sido conhecidos a agir como um gatilho. Os sintomas costumam aparecer de forma inesperada.

Penfigóide bolhoso não é:

  • Infeccioso 
  • Causado por alergia 
  • Afectado pela dieta ou estilo de vida.

Como é diagnosticado?

O seu médico poderá suspeitar de Penfigóide Bolhoso só de olhar para a sua pele. O diagnóstico é confirmado, em seguida, tomando uma pequena amostra de sua pele afectada (biópsia) e enviá-lo para um laboratório para ser inspeccionado, para ver se as camadas superiores da pele se separaram.

Coloração especial (imunofluorescência) pode ser usado para mostrar se os anticorpos, e uma amostra de sangue pode ser feita e verificadas quanto à presença de anticorpos penfigóide.

Como é tratado?

Se você tiver sido diagnosticado com penfigóide bolhoso você provavelmente vai ser encaminhado para um dermatologista (especialista da pele) para o tratamento. O objectivo do tratamento é impedir novas bolhas se formando e para curar as bolhas que já estão lá. 

Seu especialista pode prescrever medicação bastante poderosa, com efeitos colaterais potencialmente graves, por isso a menor dose possível é usado para minimizar esses efeitos colaterais.

Você geralmente prescrito corticosteróides (tanto comprimidos ou creme), às vezes ao lado de medicação “esteróide poupadores”, que permite aos médicos reduzir a dose de esteróides. Você também pode ser prescrito um antibiótico.

Os corticosteróides

Os corticosteróides, ou esteróides, é um medicamento anti-inflamatório prescrito para uma ampla gama de condições.  Se a área afectada da pele só é pequeno, você pode ser prescrito  creme esteróide  para esfregar na área. Para áreas maiores de bolhas, você pode ser dado medicamentos esteróides. Leia mais sobre medicamentos esteróides, incluindo os efeitos colaterais.

Se as bolhas são graves, pode ser dada uma dose elevada para começar, para obter a condição sob controlo e para parar as bolhas aparecendo. Isso pode levar várias semanas. Em seguida, a dose é reduzida gradualmente, e você quer vai sair os esteróides ou ser mantido com uma dose baixa por um longo tempo.
Para usar a dose eficaz possível menor de esteróides, o seu médico pode dar-lhe 'esteróides poupadores' remédio para tomar junto, o que é descrito abaixo.

Comprimidos para suprimir seu sistema imunológico

Você pode ser prescrito azatioprina ou metotrexato medicina para levar junto com esteróides. Estes trabalham por suprimir sua produção de anticorpos.

A ideia é que os efeitos colaterais são menos problemático se baixas doses de dois comprimidos diferentes (esteróides e imunossupressores) são usados ​​em vez de uma alta dose de esteróides. Isto é conhecido como “sparing esteróide”.

Cuidar de sua pele

As bolhas devem ser deixadas intactas, se possível, para reduzir o risco de infecção. No entanto, se eles são particularmente grande e em um lugar difícil - como na sola do seu pé - eles podem ser cuidadosamente perfurado com uma agulha estéril para liberar o fluido. A pele do blister deve ser deixado. Se bolhas fazer pausa, eles curam rapidamente.

Perspectiva

Não é possível curar a doença com o tratamento, mas geralmente desaparece por si própria dentro de cinco a seis anos. No entanto, a medicação é eficaz em manter as bolhas sob controlo.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx

Partilhe este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comments

 
RSS ArtigosRSS ComentáriosVoltar ao topo
© 2012 As Doenças Raras ∙ Template por BlogThietKe