Braquidactilia - Síndromes Raras, Definição, Prevalência, Hereditariedade, Fisiopatologia, Causas, Sinais e Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção - Doenças Raras - Dos Ossos - Ósseas - Ortopédicas - Articulares - Dos Dedos e Unhas - Herança Autossómica Dominante - As Doenças Raras
Miguel Torres

Braquidactilia - Síndromes Raras, Definição, Prevalência, Hereditariedade, Fisiopatologia, Causas, Sinais e Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção - Doenças Raras - Dos Ossos - Ósseas - Ortopédicas - Articulares - Dos Dedos e Unhas - Herança Autossómica Dominante

Tipo de Patologia:

  • Esta doença é uma anomalia genética que provoca o encurtamento dos dedos da mão.
  • É caracterizada por braquimesofalangia com encurtamento mesomélico das extremidades e por anomalias dos ossos cárpicos e társicos. Em geral, os indivíduos afetados são de estatura ligeiramente mais baixa e inteligência normal.
  • Tem uma hereditariedade autossómica dominante.
  • O surgir dos primeiros sintomas ocorre na idade neonatal ou na infância.

Principais Sinais e Sintomas:

  • Encurtamento de um dedo ou dedos da mão

Tratamento:

  • Não há tratamento específico que seja aplicável a todas as formas de braquidactilia.
  • A cirurgia plástica é indicada apenas se a braquidactilia afeta a função da mão ou por meras razões estéticas.

Outras Considerações:

  • A sua prevalência é de menos de 1/1.000.000 nascimentos.
  • Geralmente ocorre no 1º dedo da mão, o polegar, mas também ocorre com percentagem significativa no 5º dedo, o mendinho. Pode acometer apenas um dedo.
  • É predominante no sexo feminino com cerca de 70% dos casos documentados.
  • Esta síndrome foi descrita em uma família com sete indivíduos afetados ao longo de três gerações.
  • Esta deformação genética pode ocorrer tanto como uma malformação isolada ou como parte de uma síndrome da malformação complexa.
  • A braquidactilia pode também ser acompanhada por outras malformações, como a sindactilia, polidactilia, defeitos de redução, ou sinfalangismo.
  • O termo braquidactilia foi utilizado pela primeira vez por Leboucq, nesse mesmo ano, surgiu uma radiografia no Boston Medical and Surgical Journal evidenciando o encurtamento da falange média dos 4° e 5° quirodáctilos (polegares). 

12 comments

Write comments
16 de junho de 2015 às 21:26 delete

Tenho braquidactilia nos polegares posso concorrer as vagas para deficiente em concurso publico?

Reply
avatar
Infinity
AUTHOR
5 de setembro de 2015 às 02:25 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Infinity
AUTHOR
5 de setembro de 2015 às 02:27 delete

eu tbm tenho braquidactilia e queria saber sobre isso!!

Reply
avatar
Raiara
AUTHOR
20 de janeiro de 2016 às 07:18 delete

Eu tbm sou uma das "sortudas",que raiva!!!

Reply
avatar
Raiara
AUTHOR
20 de janeiro de 2016 às 07:19 delete

Eu tbm sou uma das "sortudas",que raiva!!!

Reply
avatar
Barbara Muniz
AUTHOR
26 de junho de 2016 às 06:58 delete

Eu tenho nos meus dois dedos mínimos, ele sao cerca de dois centímetros menores que os dedos menores, posso concorrer a vaga de concurso como deficiente?

Reply
avatar
Matheus TH
AUTHOR
12 de agosto de 2016 às 03:12 delete

1/1.000.000 nascimentos. vou jogar mais vezes na Mega-Sena oh... sou 1 em 1.000.000 kkkkkkkkkkkk

Reply
avatar
8 de janeiro de 2017 às 11:48 delete

Também tenho mas tenho vergonha porque as pessoas ficam falando e tal. E meu sonho e me tornar ator em Hollywood e como vou me tornar com os dedos assim.

Reply
avatar
Gabyey
AUTHOR
25 de janeiro de 2017 às 15:04 delete

Eu tenho os 2 polegarem assim tbm. E vivo minha vida normalmente. Claro q tem uma galera q zoa isso, mas... No fim eu ate gst d ter eles assim

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
28 de janeiro de 2017 às 16:57 delete

A Megan Fox também tem, então não estamos tão ruins assim 😂

Reply
avatar
19 de fevereiro de 2017 às 12:01 delete

Pessoal, eu tenho braquidactilia e entrei com cotas na universidade federal! Não deixem de acreditar em seus sonhos pois Deus tem um plano para todos, até aqueles com os dedos deformados!!!

Reply
avatar