Cisto de Bartholin ou Cisto do Ducto de Bartholin – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção - As Doenças Raras
.
Unknown

Cisto de Bartholin ou Cisto do Ducto de Bartholin – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

Um cisto de Bartholin, também chamado de cisto do ducto de Bartholin, é um pequeno  saco cheio de líquido dentro da abertura da vagina de uma mulher. Um cisto de Bartholin pode ficar pequeno e indolor e não pode causar quaisquer sintomas. No entanto, o cisto pode ser infectado, o que pode causar uma colecção de pus dolorosa (um  abscesso) em glândula de Bartholin.

Causas dos Cistos de Bartholin?

As glândulas de Bartholin são um par de glândulas do tamanho de ervilhas. Eles encontram-se apenas para trás e ambos os lados dos bordos que cercam a entrada da vagina. As glândulas normalmente não são visíveis, porque eles raramente são maiores do que um centímetro (0,4 polegadas) de diâmetro.

As glândulas de Bartholin segregam líquido que actua como um lubrificante durante as relações sexuais. O fluido percorre tubos minúsculos, chamados de ductos, na vagina. Se os ductos ficam bloqueados, eles podem encher de líquido e expandir-se para formar um cisto.

Não se sabe exactamente por que os ductos ficam bloqueados, mas alguns casos têm sido associados a infecções bacterianas. As bactérias são conhecidas por infectarem os cistos existentes, causando um abcesso.

Quando consultar o seu médico

Você deve sempre consultar o seu médico se você desenvolver um nódulo na área ao redor de sua vagina. Geralmente será capaz de diagnosticar cisto de Bartholin da sua aparência durante um exame físico.

Se o seu médico pensa que o cisto ou uma das glândulas de Bartholin seu pode estar infectado, eles podem usar um cotonete para remover uma amostra de secreção para análise para identificar a bactéria responsável.

Em alguns casos, o seu médico também poderá aconselhar ter uma biópsia do cisto. Isto envolve a remoção de uma pequena amostra de tecido para que ele possa ser examinada sob um microscópio para verificar que o cisto não é um sinal de um tipo raro de cancro da vulva.

Como cistos de Bartholin são tratados

Se você não tem quaisquer sintomas visíveis, é provável que você irá precisar de tratamento.  Se o cisto é doloroso, o seu médico pode recomendar algumas medidas de auto-cuidado simples, como molhar o cisto em água morna várias vezes ao dia, durante três ou quatro dias.

Vários tratamentos estão disponíveis para tratar a dor ou infecção e drenar o cisto se necessário. A maioria destes tratamentos envolve um pequeno procedimento cirúrgico. No entanto, os cistos de Bartholin são estimadas a se repetir após o tratamento em cerca de uma em cada cinco mulheres.

Quem é afectado?

Estima-se que cerca de 1 em cada 50 mulheres irá desenvolver cisto ou abscesso de Bartholin em algum ponto. A condição geralmente afecta mulheres sexualmente activas com idade entre 20 a 30. As glândulas de Bartholin não começar a funcionar até a puberdade, por isso, cistos de Bartholin não costumam afectar as crianças. Os cistos também são incomuns após a menopausa , pois isso geralmente faz com que as glândulas de Bartholin a encolher.

Prevenir cistos de Bartholin

Como não está claro exactamente por cistos de Bartholin desenvolver, geralmente não é possível evitá-los. No entanto, a prática de sexo seguro pode ajudar a reduzir suas chances de pegar uma  doença sexualmente transmissível (DST), como  gonorreia ou  clamídia, que pode causar um abcesso para se desenvolver. A melhor maneira de reduzir suas chances de desenvolver essas infecções é usando um  preservativo cada vez que fizer sexo vaginal.

Os sintomas de um cisto de Bartholin 

A maioria dos cistos de Bartholin não causa quaisquer sintomas. No entanto, você pode sentir um nódulo macio, indolor em seus lábios (os dois pares de lábios que cercam a entrada da sua vagina). Você pode não saber que você tem um cisto até que seja encontrado durante uma rotina de  teste de rastreio do colo do útero ou um exame efectuado por outra razão.

Se o cisto cresce muito grande, ele pode tornar-se desconfortável e perceptível. Você pode sentir dor em sua vulva (órgãos sexuais externos) quando você anda, sente-se ou ter relações sexuais. Por vezes, o cisto pode afectar o par exterior dos bordos em torno da abertura da vagina (grandes lábios). Um lado pode parecer inchado ou maior do que o habitual.

Se o cisto ou glândula de Bartholin se torna infectado, um abscesso  pode se desenvolver. Esta é uma colecção de pus dolorosa que muitas vezes se torna maior ao longo de algumas horas ou dias.  Sinais de um abcesso incluir a área afectada se tornar vermelha, inchada, macia e quente. Um abcesso pode também causar uma elevada temperatura de 38 ° C (100,4 ° F) ou acima.

Quando consultar o seu médico

Você deve sempre consultar o seu médico se você desenvolver um nódulo na área em torno de sua vagina, para que possam confirmar o diagnóstico e descartar condições mais graves. É importante sempre ter um caroço verificado por um profissional médico, porque, em casos muito raros, pode ser um sinal de um tipo de câncer vulvar chamado de câncer da glândula de Bartholin.

Causas de cisto de Bartholin 

Cistos de Bartholin ocorrem quando o tubo (ducto) de glândula de Bartholin para a vagina torna-se bloqueada e um pequeno saco cheio de líquido desenvolve.

Não se sabe exactamente o que causa este bloqueio, mas alguns casos têm sido associados a infecções bacterianas. As bactérias também podem infectar um cisto existente, causando um acúmulo de pus chamado um  abscesso para se desenvolver.

Exemplos de bactérias que têm sido associados a cistos e abscessos de Bartholin incluem:

  • Gonococcus - geralmente responsáveis ​​pela  gonorreia (infecção sexualmente transmissível ou STI)
  • Chlamydia trachomatis - geralmente responsável por  clamídia (outro STI)
  • Escherichia coli (E. coli) - muitas vezes responsáveis ​​por intoxicação alimentar 
  • Streptococcus pneumoniae - responsável por infecções pneumocócicas, como infecções do ouvido interno ou seios
  • Haemophilus influenzae - responsável por uma série de infecções, incluindo epiglotite, uma infecção da epiglote (a retalho de tecido na parte de trás de sua garganta).

Como algumas dessas bactérias também são responsáveis ​​por  doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como gonorreia e clamídia, você pode ajudar a proteger-se contra eles, praticando sexo seguro.

Tratar cisto de Bartholin 

Se um cisto de Bartholin é pequeno e não causa quaisquer sintomas, muitas vezes é melhor deixá-lo sozinho. No entanto, você ainda deve consultar o seu médico se você notar um caroço.

Se o cisto é doloroso, o seu médico poderá recomendar:

  • Encharcar o cisto por 10 a 15 minutos em alguns centímetros de água morna (é mais fácil no banho) - é melhor fazer isso várias vezes por dia, durante três ou quatro dias, se possível 
  • Segurar uma compressa quente (a lã de flanela ou algodão aquecido com água quente) contra a área 
  • Usar analgésicos como  o paracetamol ou o ibuprofeno. 

Leia sempre as instruções do fabricante quando utilizar medicação over-the-counter. 

Tratar um abscesso

Se o cisto torna-se infectado e um  abscesso (colecção de pus dolorosa) desenvolve, pode ser receitado  antibióticos para eliminar a infecção. Uma vez que a infecção tenha sido tratada, o seu médico pode ainda recomendar a drenagem do cisto, principalmente se o abscesso for grande.

Drenagem quistos e abcessos

Há uma série de técnicas que podem ser utilizados para drenar quisto ou abcesso de Bartholin e reduzir as possibilidades de o problema recorrente. Os principais procedimentos utilizados são descritos abaixo.

Inserção do cateter balão

Inserção do cateter balão, também conhecida como a colocação do cateter ou fistulisation, é um procedimento utilizado para drenar o líquido do abscesso ou cisto e criar uma passagem permanente para escorrer todo o líquido que se acumula no futuro.

Isto é realizado como um procedimento ambulatorial, o que significa que você não precisará ficar no hospital durante a noite. Geralmente é realizado sob  anestesia local (onde você permanece consciente, mas a área é anestesiada para que você não pode sentir nada), mas pode ser feito sob anestesia geral (onde você está inconsciente e não pode sentir nada).

Durante o processo, é feito um corte no abcesso ou cisto e o líquido é drenado. Um cateter de balão especialmente concebido é inserido no abcesso ou cisto vazio. Um cateter de balão é, de um tubo de plástico fino, com um pequeno balão, insuflável numa das extremidades.

O balão é então enchido com uma pequena quantidade de água salgada. Isto aumenta o tamanho do balão de modo que ele preenche a quisto ou abcesso. Se você sentir qualquer dor, um pouco da solução podem ser removidos para reduzir a pressão ligeiramente. Pontos podem ser usados para fechar parcialmente a incisão e segurar o cateter de balão no local.

O cateter vai ficar no lugar enquanto as novas células crescem em torno dele (epitelização). Isto significa que a superfície de a ferida sara, mas uma passagem de drenagem é deixado no lugar. Isso normalmente leva cerca de quatro semanas, embora em alguns casos, pode demorar mais tempo. Após epitelização, o balão é drenado e o cateter removido durante outra hora.

Alguns pequenos estudos têm relatado que após a inserção do cateter balão, mais de 80% de mulheres saradas bem e seus cistos ou abcessos não se repetiu.

As possíveis complicações da inserção do cateter balão incluem:

  • Dor enquanto o cateter está no lugar 
  • Dor ou desconforto durante o sexo 
  • Inchaço dos lábios (os bordos em torno da abertura da vagina) 
  • Infecção 
  • Hemorragia 
  • Cicatrizes. 

Marsupialização

Se um cisto ou abscesso continua a voltar, pode ser utilizado um procedimento cirúrgico conhecido como marsupialisation. Em marsupialisation, o cisto é aberto pela primeira vez com uma incisão e o líquido é drenado para fora.

As bordas da pele são então costuradas de uma forma que impede a continuação da acumulação de fluidos, permitindo-a escorrer para fora. Isso cria uma pequena bolsa, similar à bolsa de um canguru, daí o nome marsupialisation.

Quando o processo estiver concluído, a área tratada pode ser ligeiramente comprimido com gaze especial para absorver o fluido da ferida e evitar qualquer sangramento. Isso geralmente deve ser removido antes de ir para casa.

Marsupialisation normalmente leva cerca de 10 a 15 minutos e é normalmente realizado como um procedimento caso dia, assim você não terá que ficar no hospital durante a noite. É mais frequentemente realizado sob anestesia geral, mas isso pode ser feito com anestesia local em vez.

Complicações após marsupialisation são raros, eles podem incluir:

  • Infecção 
  • Abscesso recorrente 
  • Hemorragia 
  • Dor - você pode ser dado analgésicos para aliviar qualquer dor nas primeiras 24 horas após o procedimento. 

Normalmente você vai ser aconselhados a tomar as coisas fáceis para alguns dias após marsupialisation. Você deve evitar ter relações sexuais até que a ferida sarou completamente, o que normalmente leva cerca de duas semanas.

A remoção da glândula de Bartholin

A cirurgia para remover a glândula afectada de Bartholin pode ser recomendada em alguns casos em que outros tratamentos não foram eficazes e você repetiu cistos ou abscessos de Bartholin.

Esta operação é normalmente realizada com anestesia geral e dura cerca de uma hora para ser concluído. Você pode precisar de ficar no hospital por dois ou três dias depois.

Os riscos deste tipo de cirurgia incluem sangramento, hematomas e infecção da ferida. Se a ferida não ser infectado, isso geralmente pode ser tratada com antibióticos prescritos pelo seu médico.

Procedimentos alternativos

Estes procedimentos são formas alternativas de tratamento de cisto de Bartholin, mas são menos utilizados ou não estão amplamente disponíveis.

Nitrato Prata Ablação da Glândula

O nitrato de prata é uma mistura de produtos químicos, por vezes, usados ​​na medicina para cauterizar (queimar) os vasos sanguíneos para parar o sangramento. Em glândula ablação de nitrato de prata, um pequeno bastão sólido de nitrato de prata, o qual é 0,5 centímetros de largura e 0,5 cm de comprimento, é utilizada.

Uma incisão é feita na pele de sua vulva (seus órgãos sexuais externos) e da parede do cisto ou abscesso. O cisto ou abcesso é então drenada e a vara de nitrato de prata é introduzida na cavidade (o espaço vazio que fica depois de a drenagem do líquido).

O nitrato de prata faz com que a cavidade do cisto a formar um pequeno nódulo, sólido. Depois de dois ou três dias, o pedaço de nitrato de prata e na cavidade do cisto são removidos, ou eles podem cair por conta própria.

É possível para o nitrato de prata para queimar parte da pele da vulva, quando ela é usada pela primeira vez. Um pequeno estudo relatou que isso ocorre em cerca de uma em cada cinco mulheres.

Laser de dióxido de carbono

Um laser de dióxido de carbono pode ser usado para criar uma abertura na pele da vulva, de modo que o cisto pode ser drenado. 

A lesão pode, então, ser removido, destruído utilizando o laser, ou deixadas no lugar com um pequeno furo nele para permitir que o fluido seja drenado do que no futuro.

A punção aspirativa 

Durante a aspiração com agulha, uma agulha e seringa são utilizados para drenar o cisto.  Por vezes, esta é combinada com um procedimento de chamada escleroterapia álcool, em que a cavidade é então cheia com um líquido, que é de 70% de álcool. Este é deixado na cavidade do cisto, durante cinco minutos e depois drenada.

Conselho após a cirurgia

Para ajudar a sua ferida cicatrizar e reduzir o risco de infecção após a cirurgia, você pode ser aconselhado a:
  • Evitar ter relações sexuais e usar tampões para até quatro semanas 
  • Evitar o uso de aditivos de banho perfumados para até quatro semanas 
  • Se você teve anestesia geral, você não deve dirigir ou executar tarefas que necessitam de atenção especial por 24 a 48 horas. 
 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx


31 comments

Write comments
Unknown
AUTHOR
23 de fevereiro de 2016 às 17:51 delete

Estou passando por isso gostaria de saber se depois da operação vou ser liberada ou tem q fica em observação?

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
23 de fevereiro de 2016 às 17:51 delete

Estou passando por isso gostaria de saber se depois da operação vou ser liberada ou tem q fica em observação?

Reply
avatar
Jane Martins
AUTHOR
12 de abril de 2016 às 05:22 delete

Estou passando pela mesma coisa muito ruim demais não consigo entrar em um acordo com meu médico eu quero arrancar a glândula e ele acha que é melhor não ! Tenho medo de voltar se eu fazer apenas a marsupializacao

Reply
avatar
Débora
AUTHOR
11 de agosto de 2016 às 03:57 delete

Eu já tive umas nove crises. Queria morrer de tanta dor. Todas as vezes tive que fazer drenagem na emergência do hospital. Resumindo, só resolveu quando tirei a glândula de vez!

Reply
avatar
Irma
AUTHOR
12 de agosto de 2016 às 12:11 delete

Estava muito preocupada com isso.
Cheguei a tomar chá de uxi com unha de gato,passsar óleo de rícino,etc.
Li um artigo sobre isso e graças à Deus tinha uma menina que falou que o ginecologista dela passou a pomoda Furacin.
Né que realmente eu fiz compressa com aroeira e passei a pomoda de noite pra dormir no outro dia estava estourado.
Vou continuar com o tratamento e vou apresentar essa causa ao meu médico que está marcado,mas me sinto muito aliviada pois temia que passar por cirurgia ou drenar e graças à Deus não precisou.
Espero que dê certo com vcs.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
20 de agosto de 2016 às 20:07 delete

Vou fazer a noite espero q consiga q a minha estoure sem precisar de cirurgia

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
20 de agosto de 2016 às 20:08 delete

Vou fazer a noite espero q consiga q a minha estoure sem precisar de cirurgia

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
24 de agosto de 2016 às 04:04 delete

Eu tenho e já esta enorme,mais nunca inflamou, será se eu usa o furanci ele vai estoura MSM não estando inflamado??

Reply
avatar
Irma
AUTHOR
24 de agosto de 2016 às 18:42 delete

Faz a compressa com o barbatimão e aroeira durante 7dias e passa o Furacin antes de dormir.
Creia que vai dar certo.
Sem fé é impossível agradar á Deus.

Reply
avatar
Irma
AUTHOR
24 de agosto de 2016 às 18:44 delete

Faz a compressa com o barbatimão e aroeira durante 7dias e passa o Furacin antes de dormir.
Creia que vai dar certo.
Sem fé é impossível agradar á Deus.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
27 de agosto de 2016 às 21:56 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Unknown
AUTHOR
27 de agosto de 2016 às 21:58 delete

Estou passando por isso mais depois disso estou sentindo muita cólica e o caroço diminui mais quando monto em moto parece q inflama DOI e almenta nossa nunca tive isso nem sei se é isso mesmo fica um caroço enorme muito estranho

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
27 de agosto de 2016 às 22:01 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Unknown
AUTHOR
2 de outubro de 2016 às 01:26 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Unknown
AUTHOR
19 de outubro de 2016 às 22:48 delete

Estou com um caroço perto do grande lábio, será q é isso? Dói muito

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
11 de dezembro de 2016 às 19:08 delete

Olá meninas fiz a punção pq ñ estava mas aguentando.nem andar.mas hj voltou a mim encomodar.estou desesperada vou passar essa pomada furanci. Deu certo. Pq a punção doe demais pra fazer.Ñ farei de novo ñ. Mim ajudem!

Reply
avatar
Sara
AUTHOR
26 de maio de 2017 às 17:21 delete

Alguém q já fez a cirurgia, fiz a cirurgia dia ,15/05/17 , o pós operatório é difícil​, mas estou preocupada pois cresceu uma pele dura próximo do corte alguém aí já fez é normal será q sai sozinha

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
5 de junho de 2017 às 22:52 delete

Eu tive varias vezes e só depois e operei conseguir me livrar. Somente a drenagem não ajuda, o sisto volta. O melhor é tirar a glândula, é horrível o repouso após a cirurgia, mais vale a pena..

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
5 de junho de 2017 às 22:56 delete

Oi eu operei em fevereiro, normalmente demora algumas semanas pra cicatrizar. Mais ficou normal, não apareceu nem uma pele dura não, o melhor é procurar seu médico. Depois q eu operei depois de 1 mês tive q ser internada pois peguei uma infecção operatório...

Reply
avatar
compartilhar
AUTHOR
24 de junho de 2017 às 14:39 delete

Olá meninas... eu fiz a retirada da glândulas dia 22 de junho de 2017, ou seja ainda estou em pos operatório. Graças à Deus hoje não sinto dor, já são dois dias de cirurgia. No primeiro dia doeu um pouco, mas é uma dor tolerável. Meus pontos foram internos e quase não os vejo. O médico me falou que eles caem sozinhos e pediu que eu lavasse a área só com água e sabão sempre e quantas vezes for ao banheiro.
Eu sofri algumas crises antes de retirar a glandula e hoje estou muito satisfeita por ter feito a Cirurgia. Minha anestesia foi a raqui e a única coisa que sinto hoje é dor de cabeça pós operatório, é muito chato pois fiquei sabendo que só passa depois de alguns dias.
No geral sinto que a cicatrização está ocorrendo pois não sinto dores e nem fiquei com ematomas... sinto um pouco a pele grossa mas acho que é Normal devido o corte.
Então é isso... repouso muito líquido e nada de esforço ou comer qualquer coisa para a cirurgia não infeccionar.
Espero ter ajudado com essas informações.
Abraços

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
25 de outubro de 2017 às 16:49 delete

Olá! Vou fazer a cirurgia, mas me preocupo bastante é com a anestesia, tanto no momento da aplicação, quando após a cirurgia, os momentos que o efeito da anestesia passa. A minha anestesia será a ráqui. Alguém pode me informar melhor?

Reply
avatar
22 de março de 2019 às 10:47 delete

Parabéns para o site muito esclarecedor

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
7 de junho de 2019 às 18:00 delete

Olá boa tarde meu nome é Daniele acabei de passar por uma cirurgia de cisto bartholin n estou sentindo nada graças a Deus. Porém uma leve dor no local.e está sangrando um pouco.gostaria de saber se o sangramento é normal e após a retirada da glândula é possível voltar. Será q alguém pode me da essa informação por favor. Grata.

Reply
avatar
Taciana
AUTHOR
13 de junho de 2019 às 13:56 delete

Olá TB estou cirurgiada faz um mês amanhã, estou com com incômodo nos pontos a ponto de não poder sentar direito , falei com a médica e ela disse q isso se resolve com o tempo , os pontos ainda não caiu , e agora é ter muita paciência e deixar não mãos de Deus 😘

Reply
avatar
Taciana
AUTHOR
2 de julho de 2019 às 00:29 delete

Estou com 47 dias q retirei e ainda sinto desconforto ,alguém aqui q esta passando pela mesma situaçao?

Reply
avatar
Taciana
AUTHOR
2 de julho de 2019 às 00:30 delete

Me ajudem estou ficando com receio q tem algo errado na minha cirurgia😪😪

Reply
avatar
Taciana
AUTHOR
2 de julho de 2019 às 00:31 delete

Me ajudem estou ficando com receio q tem algo errado na minha cirurgia😪😪

Reply
avatar
Juliana
AUTHOR
12 de setembro de 2019 às 04:06 delete

Nem sabia q isso existia, hj acordei sentindo um desconforto e ao tomar banho, senti um caroço no pequenos lábios no lado esquerdo, está vermelho é como se fosse um caroço de massa🤔, estou tendo cólica e o local dói bastante.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
3 de janeiro de 2020 às 19:00 delete

Viu tentar a pomada foi demais viu não quero fazer a cirurgia

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
15 de abril de 2020 às 02:56 delete

Hoje fui tomar banho e eu vi que tenho esse caroço minha primeira vez estou com muito medo acabei de ter meu bebê tenho medo de deixar ele mais minha médica falou que er normal mais pra eu ir observando se ele some mais e uma coisa tão chata senhor

Reply
avatar