Plagiocefalia ou Braquicefalia – “Síndrome da Cabeça Chata” – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção - As Doenças Raras
.
Unknown

Plagiocefalia ou Braquicefalia – “Síndrome da Cabeça Chata” – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

A Plagiocefalia ou Braquicefalia manifesta-se por uma cabeça achatada em bebés, quando eles ainda têm poucos meses de vida, geralmente acontece por dormirem de costas. É conhecida como "síndrome de cabeça chata" ou "molde" e existem dois tipos, a plagiocefalia e braquicefalia. Se um bebé tem uma cabeça achatada, geralmente não é um motivo de preocupação, pois, muitas vezes, corrigir-se ao longo do tempo.

É uma deformação craniana congénita caraterizada pela junção prematura da sutura coronal (fontanelas), causando um encurtamento longitudinal (eixo occipitofrontal) do diâmetro do crânio. O que provoca um aplainamento uniforme na zona posterior do crânio descrevendo uma cabeça larga e lateralmente curta. A sutura coronal é uma junta fibrosa que une o osso frontal aos ossos parietais. Os ossos parietais formam as partes superiores e laterais do crânio.

A sua prevalência é desconhecida. Esta deformação pode ser o resultado de uma postura prolongada na mesma posição. Existem duas variantes: a Braquicefalia simétrica e a Braquicefalia assimétrica (Plagiocefalia). A Braquicefalia assimétrica é caracterizada por assimetria e desproporção. O vertex usualmente é alto e assimétrico e o desalinhamento das orelhas e a assimetria frontal também podem estar presentes.

Plagiocefalia e Braquicefalia

Os dois tipos de síndrome de cabeça chata em bebés são: 
  • Plagiocefalia  -  este é o tipo mais comum e ocorre quando a cabeça é achatada por um lado, fazendo com que olhe assimétrico e distorcida. Por exemplo, as orelhas podem ser desalinhadas e quando visto de cima da cabeça, se parece com um paralelogramo.
  • Braquicefalia  -  isto é, quando a parte de trás da cabeça se aplana, fazendo com que a cabeça de alargamento. Para compensar, a parte frontal do crânio por vezes incha para fora.

O que causa a Plagiocefalia e Braquicefalia?

O crânio é composto por placas de osso, que começam a fortalecer e se fundem como uma criança se desenvolve e fica mais velha. O crânio de um jovem bebé é ainda suave o suficiente para ser moldado e mudar de forma, se há uma pressão constante sobre uma determinada área de sua cabeça.

As informações a seguir explicam:


  • Por que alguns bebés são afectados
  • O que você pode fazer para ajudar a corrigi-lo
  • As perspectivas para o seu filho.

Por que alguns Bebés são Afectados

Posição de dormir de um bebé é a principal causa de plagiocefalia e braquicefalia, embora possa haver outros factores no trabalho.

  • Posição de Dormir

Plagiocefalia e braquicefalia são frequentemente causadas por um bebé dormindo em suas costas cada noite.
Se a parte de trás ou de um lado da cabeça do bebé (se a sua cabeça rola naturalmente para o lado) ser esmagado contra um colchão firme, o osso mole de seu crânio pode ficar achatada. 

Uma vez que a sua cabeça é achatada, ele vai ficar automaticamente no lado achatado ou rolar para ele. Este, então, tornar-se seu lado preferido para dormir e para descansar a sua cabeça durante o dia.  

No entanto, não mudam de dormir do seu bebé posição de deitado de costas durante a noite. É muito importante para os bebés para dormir em suas costas, porque reduz o risco de síndrome da morte súbita infantil (SMSI). 

Em vez disso, você deve mudar a posição do seu bebé durante o dia, para aliviar um pouco a pressão da área achatada (veja abaixo).

Você pode comprar colchões curvos especializados que são projectados para distribuir o peso da cabeça de um bebé em uma área maior, de modo que menos pressão é colocada em qualquer ponto do seu crânio. No entanto, há uma falta de evidência científica demonstrando que estes colchões são eficazes no tratamento ou prevenção da plagiocefalia.

  • Factores no Útero

Achatamento do crânio de um bebé, por vezes, pode ocorrer no útero da mãe. Pode não ser o suficiente líquido amniótico dentro do útero para amortecer o bebé (conhecida como oligoidrâmnio). Isso significa que a cabeça do bebé pode se tornar temporariamente deformado como eles viajam pelo canal de nascimento.
Isto tende a acontecer com mais frequência em nascimentos múltiplos  -  por exemplo, quando os gémeos esmagar uns contra os outros dentro do útero.

  • Nascimentos prematuros

Os bebés prematuros são mais propensos a ter um crânio deformado, porque eles estão espremidas pelo canal do parto quando seus crânios não totalmente desenvolvido (o crânio fortalece durante as últimas semanas de gravidez).

Os bebés que nascem prematuramente tendem a ser nutrido com a cabeça do lado (alternadamente), o que significa que eles podem desenvolver, uma cabeça fina mais tempo. Como esses bebés nascem cedo, eles também têm um longo período de tempo antes que eles desenvolvem o controlo da cabeça e são capazes de mover-se espontaneamente de sua cabeça.

  • Problemas Musculares

Um bebé, por vezes, tem os músculos tensos em seu pescoço, o que os impede de virar a cabeça de uma maneira particular. Isto faz com que sempre descansar a cabeça no outro lado, ficando achatada. Fisioterapia pode ser usada para ajudar a corrigir este problema.

  • Craniosinostose

A cabeça achatada por vezes pode ser causada pelas placas ósseas do crânio de um bebé se unem muito cedo. Isto é conhecido como craniosinostose. Isso pode puxar a cabeça do bebé fora de forma e pode precisar de ser corrigido com a cirurgia. 

O que você pode fazer

O tratamento pode não ser necessário em casos leves de plagiocefalia ou braquicefalia. O crânio do bebé deve corrigir-se naturalmente ao longo do tempo, se você tomar algumas medidas simples para tirar a pressão da parte achatada de sua cabeça e incentivá-los a tentar posições diferentes.
Você deve:

  • Dê tempo ao seu bebé em sua barriga durante o dia  e incentivá-los a experimentar novas posições durante o tempo de jogo.  
  • Mude o seu bebé entre uma cadeira inclinada, uma funda e uma superfície plana, de modo que não há uma pressão constante sobre uma parte de sua cabeça.
  • Mude a posição de brinquedos e celulares em seu berço  para incentivar seu bebé a virar a cabeça para o lado não-achatado.
  • Considere fisioterapia se o seu filho só é capaz de virar a cabeça de uma maneira; músculos do pescoço apertados podem estar impedindo-os de virar a cabeça para o outro lado.  

Você pode precisar experimentar estas medidas por seis a oito semanas antes de você notar uma melhora na forma da cabeça do seu bebé.  Em casos de craniossinostose, onde as placas do crânio de seu bebé se fundiram muito cedo, a cirurgia pode ser necessária para mover os ossos.

Capacete - Ortoses Cranianos 

Capacetes ou headbands, conhecidos como ortoses cranianos, melhorar a simetria do crânio de um bebé.
Estes dispositivos feitos por medida aplicar pressão para "abaulamento" partes do crânio e aliviar a pressão de outras partes, permitindo o crescimento nas áreas mais planas. O dispositivo também pode evitar que o seu filho deitado na parte achatada de sua cabeça.

Ortoses cranianos são projectados para ser usado enquanto o crânio de um bebé ainda é macio e maleável. O tratamento deve ser iniciado quando a criança é de cerca de cinco ou seis meses de idade. Para ser eficaz, o aparelho deve ser usado de forma contínua (até 23 horas por dia).

Capacete terapia geralmente leva de três a seis meses para ser concluído e é frequentemente utilizado até que a criança é de cerca de 14 meses de idade. No entanto, às vezes pode demorar mais tempo para que o tratamento seja bem sucedido.

O uso de capacetes e headbands é controversa, e eles não estão disponíveis no SNS. Isso ocorre porque não há provas suficientes para mostrar se um capacete ou cabeça vai fazer qualquer melhoria para a forma da cabeça do seu bebé se não forem tomadas logo no início das medidas acima.

Outras coisas a considerar:

  • Ortoses cranianas (material por vezes dispendioso)
  • Seu bebé terá de ser verificado a cada seis semanas para se certificar de que o dispositivo está permitindo (e não restringir) o crescimento da cabeça e, para os ajustes necessários.
  • O dispositivo pode ser desconfortável, e há um risco de que irá causar úlceras de pressão na cabeça do seu bebé.

Perspectiva

O achatamento da cabeça geralmente corrige-se a si mesmo se você usar as medidas simples descritas acima, que são projectados para aliviar a pressão da área afectada da cabeça do seu bebé. Os casos mais graves de plagiocefalia e braquicefalia ainda podem ser melhorados ao longo do tempo, embora alguns achatamentos geralmente permanecem.

Como o cabelo do seu filho cresce e eles desenvolvem um bom controlo de cabeça, o aspecto cosmético deve melhorar. É muito raro para uma criança a ser remetido para um especialista quando atingem a idade escolar por causa da provocação.

Um capacete ou cabeça pode ser usada para ajudar a corrigir a forma do crânio do seu bebé, mas pode não funcionar em todos os casos. Você deve considerar a inconveniência, despesas e possível desconforto para a criança antes de tentar uma faixa ou capacete.

Tratamento:

  • Cirúrgico (craniotomia), para aliviar hiperpressão intracraniana que pode provocar atraso no desenvolvimento psicomotor e cegueira. É mais eficaz antes do primeiro ano de vida.
  • Corrigir a deformação, até aos 6 meses, através de posicionamentos específicos.
  • Uso de bandas ortopédicas cranianas, capacete ortopédico ou uma ortose craniana, caso o tratamento anterior tenha falhado. É mais eficaz até aos 12 meses, a partir dos 18 meses capacete perde eficácia.


5 comments

Write comments
Unknown
AUTHOR
24 de julho de 2015 às 21:30 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Unknown
AUTHOR
24 de julho de 2015 às 21:31 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Unknown
AUTHOR
24 de julho de 2015 às 21:32 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Unknown
AUTHOR
24 de julho de 2015 às 21:33 delete

Se à partir dos 18 meses o capacete não tem mais eficácia qual procedimento deve ser feito?

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
20 de setembro de 2016 às 15:46 delete

Usar chapéu ou por uma faixa na cabeça do bebê ajuda???

Reply
avatar