Cisto de Baker ou Quisto Poplíteo – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção - As Doenças Raras
.
Unknown

Cisto de Baker ou Quisto Poplíteo – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

Um cisto de Baker, também chamado de quisto poplíteo, é um inchaço cheio de fluido que se desenvolve na parte posterior do joelho. É causada por um problema com a articulação do joelho ou o tecido por trás dele.

O inchaço pode causar:

  • Dor no joelho e panturrilha 
  • Um acúmulo de líquido ao redor do joelho 
  • Travamento ocasional ou clicando na articulação do joelho. 
No entanto, pode não causar sintomas em tudo que não seja a massa. Em casos raros, cisto de Baker pode estourar (ruptura), fazendo com que o fluido a vazar para baixo em sua panturrilha. Isso pode causar dor aguda, inchaço e vermelhidão na sua panturrilha.

O que causa um cisto de Baker?

Danos joelho causada por uma  lesão relacionada com esportes ou golpe no joelho podem levar a um cisto de Baker em desenvolvimento.

Um cisto de Baker também pode ser causado por uma série de condições de saúde, incluindo:
  • Osteoartrite  - geralmente causada por relacionada à idade "desgaste" das articulações, que afecta particularmente os joelhos, quadris, mãos e dedão do pé
  • Artrite reumatóide  - um tipo menos comum, mas incapacitante de artrite causada pelo sistema imunológico ataca as articulações  
  • Gota  - um tipo de artrite que geralmente afecta o dedão do pé causada por um acúmulo de ácido úrico produto de resíduos no sangue.
Um cisto de Baker é mais comum em mulheres do que homens, provavelmente porque as mulheres são mais propensas a desenvolver osteoartrite e artrite reumatóide. Ela geralmente se desenvolve em pessoas com idade superior a 40 anos, embora possa afectar pessoas de qualquer idade, incluindo crianças.

Quando consultar o seu médico

Você deve consultar o seu médico se o seu cisto causa-lhe problemas e não vai embora. Eles geralmente podem diagnosticar cisto de Baker, examinando seu joelho e perguntar sobre seus sintomas. Eles também vão querer saber se você tem quaisquer problemas de saúde associados, como a artrite.

Outros testes podem ser recomendados para descartar outras condições mais graves, como um tumor ou  aneurisma (uma protuberância em uma seção de um vaso sanguíneo). Estes podem incluir uma ecografia ou uma  ressonância magnética (RM).

Tratar cisto de Baker

Você pode reduzir o inchaço e aliviar a dor usando over-the-counter  analgésicos, ataduras ou um bloco de gelo (um saco de ervilhas congeladas envolto em uma toalha de chá funciona bem).

É importante que qualquer condição subjacente é adequadamente gerida como o cisto pode ir embora quando a condição que causa ter sido tratada. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para drenar o quisto ou para removê-lo.

Você pode tratar um cisto de Baker em casa. A continuação do tratamento só é necessário se o cisto impede você usando o joelho correctamente ou causa dor que não vai embora.

Para tratar um cisto de Baker:

  • Tomar  drogas não esteróides anti-inflamatórios não esteróides (AINE), tais como o ibuprofeno, para reduzir o inchaço e dor no joelho afectado
  • Segurar uma bolsa de gelo no joelho por 10-20 minutos para reduzir qualquer inchaço - tentar um saco de ervilhas congeladas envolto em um pano (nunca colocar gelo directamente sobre a pele)   
  • Descansar a articulação do joelho
  • Usar ligaduras de compressão para apoiar a sua articulação do joelho - você pode comprá-los a partir de uma farmácia.

A continuação do tratamento

Consulte o seu médico para tratamento posterior, se o seu cisto ainda causa problemas depois de ter tentado os tratamentos acima.

Uma opção de tratamento é injectar  a medicação corticosteróide directamente no joelho afectado. Isto ajuda a reduzir a inflamação e o inchaço.

O tratamento de um cisto roto

Nos casos raros, cisto de Baker pode estourar, provocando o vazamento de fluido para baixo em sua panturrilha. Isso pode causar dor aguda e inchaço na sua panturrilha. O fluido será progressivamente reabsorvido pelo corpo dentro de algumas semanas.

Analgésicos - geralmente uma combinação de paracetamol e codeína - pode ser usado para controlar qualquer dor. Consulte o seu médico para uma prescrição.

A cirurgia para reparar danos ao joelho

Se houver uma grande quantidade de danos para a articulação do joelho causado por uma condição tal como  a osteoartrite ou a uma lesão física, a cirurgia pode ser necessária para resolver o problema com a junta. Isso geralmente é feito usando um tipo de cirurgia guiada chamado artroscopia. Isso permite que o cirurgião para olhar dentro da articulação e reparar ou remover qualquer dano.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx