Displasia Ectodérmica Ectrodactilia ou Síndrome da Fissura do Lábio/Palato - Sintomas, Causas, Diagnóstico, Tratamento - As Doenças Raras
.
Unknown

Displasia Ectodérmica Ectrodactilia ou Síndrome da Fissura do Lábio/Palato - Sintomas, Causas, Diagnóstico, Tratamento

Ectrodactilia displasia ectodérmica Síndrome fissura lábio / palato (CEE) síndrome é uma doença genética rara. Os sintomas podem variar muito de uma pessoa para outra. Os indivíduos afectados apresentam frequentemente anomalias que afectam os membros incluindo ectrodactilia, uma condição em que parte ou a totalidade dos dígitos centrais (os dedos ou dedos do pé) estão faltando. Ectrodactilia frequentemente afecta os dedos médios ou dos pés, mas pode apresentar de forma diferente em pessoas diferentes (ou estar ausentes). 

Um sulco ou fenda no lábio superior (lábio leporino) e uma ranhura ou abertura no céu-da-boca (palato fendido) também podem ocorrer. O componente de displasia ectodérmica refere-se a anomalias a estruturas que surgem a partir da camada mais externa do embrião (ectoderme). Na síndrome CEE, este geralmente afecta os cabelos, dentes, unhas, pele e glândulas sudoríparas. Indivíduo com síndrome EEC também pode desenvolver uma variedade de sintomas adicionais, incluindo anormalidades do aparelho geniturinário e dos olhos. 

A Inteligência não parece ser afectada. As maiorias dos casos de síndrome EEC são causadas por mutações do gene p63 e ou são novas (espontâneas) mutações ou são herdados como doenças autossómicas dominantes.

Existem pelo menos quatro outras síndromes causadas por mutações no gene da p63 , incluindo a síndrome de AEC / feno - poços , Síndrome de Rapp - Hodgkin , síndrome do membro da glândula mamaria , e síndrome ADULTOS . Além disso, as mutações p63 também foram relatadas como a causa de não sindrómica malformação mão dividida / pé e não sindrómica fissura lábio / palato (FL / P). 

Há uma sobreposição considerável entre esses transtornos e alguns pesquisadores consideram-nos diferentes expressões de um processo de doença. Apesar da sobreposição, as síndromes associadas a p63 tem as suas próprias conclusões físicas características relacionadas, em parte, para a mutação específica do presente gene p63. Essas síndromes são ainda classificadas como formas de displasia ectodérmica, um grupo de doenças caracterizadas por alterações que ocorrem durante o desenvolvimento embrionário precoce. Displasias ectodérmicas normalmente afectam os cabelos, dentes, unhas e / ou pele.

Sintomas Síndrome da Fissura do Lábio/Palato

Os sintomas da síndrome EEC são altamente variáveis ​​, mesmo entre membros da mesma família. A variabilidade é devida, em parte, a diferentes mutações do gene p63 (por exemplo, determinadas mutações são mais susceptíveis de ser associados a determinados sintomas). Os indivíduos afectados ou os pais devem conversar com seu médico e equipe médica sobre o seu caso específico, os sintomas associados eoo prognóstico em geral.

Ectrodactilia, que também é conhecido como malformação mão dividida / pé (SHFM), é uma condição caracterizada pela ausência ou malformação de um ou mais dos dedos das mãos ou dedos dos pés. Normalmente, os dedos médios ou dos pés são afectados. Todos os quatro pés e mãos podem ser afectados em alguns indivíduos. No entanto, alguns indivíduos têm apenas malformação leve ou não é afectada. Indivíduos com CEE também podem apresentar correias ou fusão (sindactilia) de alguns dos dedos e / ou dedos. Em alguns casos, a sindactilia é o único defeito do membro que ocorre.

Os indivíduos afectados têm lábio leporino com ou sem fenda palatina. Características faciais distintivas adicionais podem ocorrer, incluindo uma mandíbula superior pouco desenvolvida (hipoplasia maxilar), uma ponta nasal larga, um sulco anormalmente longo (filtro) entre o nariz eoo lábio superior, e estreitamento ou obstrução das vias aéreas nasais (atresia coanal).

O tipo e a gravidade da displasia ectodérmica em indivíduos com síndrome EEC é altamente variável. A pele, cabelo, dentes e glândulas sudoríparas são comumente afectados. Os indivíduos afectados podem ter descolorido pele seca, (Hipopigmentada) A pele também pode ser coceira. Em alguns casos, ligeiramente mais espessa, manchas escamosas da pele (hiperqueratose) pode também desenvolver-se. Os indivíduos tendem a ser de pele clara e têm, grosso, de crescimento lento cabelo escasso. Pestanas e sobrancelhas podem ser escassas ou ausentes.

Outros sintomas podem incluir de crescimento lento, mal formados, (displásicas) unhas finas e desaparecidos, dentes malformados ou subdesenvolvidos (hipodontia). A cárie dentária (cárie dentária) é comum e muitas vezes graves. O esmalte do dente pode ser anormal. Alguns indivíduos experimentam a actividade reduzida ou ausência de certas glândulas exócrinas (glândulas que secreta em ductos), incluindo o suor, saliva e pequenas (sebáceas) glândulas produtoras de petróleo. Anormalidade das glândulas sudoríparas pode levar a uma capacidade reduzida para suar (hiperidrose), que pode ser associada com intolerância ao calor e febre. Anormalidade das glândulas salivares pode levar a boca seca (xerostomia).

Algumas pessoas têm problemas oculares, incluindo anormalidades da lágrima (lacrimal) ductos que pode causar lacrimejamento frequente, aumento da susceptibilidade a infecções oculares e inflamação crônica das delicadas membranas que revestem o interior dos olhos (conjuntivite), podendo causar problemas de visão. Anormalidades adicionais que afectam os olhos podem ocorrer incluindo sensibilidade à luz (fotofobia), úlceras de córnea, inflamação da córnea (ceratite) e inflamação dos cílios e as pálpebras (blefarite).

Em alguns casos, os indivíduos afectados podem ter anomalias geniturinárias. Praticamente qualquer parte do trato geniturinário pode estar envolvida. Os sintomas podem incluir ausência de rins (agenesia renal), estreitamento dos tubos que transportam a urina para fora do corpo da bexiga (atresia uretral), e obstrução dos tubos (ureteres) que transportam a urina do rim para a bexiga, resultando no acúmulo de urina na pelve renal e do ducto (hidronefrose). 

Uma complicação geniturinário extremamente incomum conhecida como atrofia do epitélio da bexiga displásicos / tem sido relatada em indivíduos com síndrome EEC. Refere-se ao epitélio do tecido específico que muitas linhas de as cavidades e as estruturas no interior do corpo, como a bexiga. Nos indivíduos afectados, desbaste anormal deste revestimento dentro dos resultados da bexiga em dor ao urinar (disúria), aumento da urgência para urinar e aumento da frequência de urinar.

Anormalidades adicionais têm sido relatadas em alguns casos incluindo subdesenvolvidos (hipoplasia) mamilos. Alguns indivíduos com síndrome EEC desenvolveram perda auditiva. As orelhas podem ser anormalmente pequena e na parte externa das orelhas (aurículas) malformado. Alguns indivíduos podem desenvolver anormalidades glandulares como um timo subdesenvolvido e actividade reduzida da hipófise (hipopituitarismo). Anormalidades glandulares podem resultar em deficiência de hormônio do crescimento.
A inteligência é geralmente afectado em crianças com síndrome EEC. O desenvolvimento da linguagem, no entanto, pode ser atrasado devido a certas anomalias associadas, como fissura lábio / palato ou deficiência auditiva.

Causas Síndrome da Fissura do Lábio/Palato

A maioria dos casos de síndroma CEE são causadas por mutações no gene TP63 . O nome oficial é gene TP63; o produto proteico do gene é conhecido como p63. Uma pequena percentagem de casos com características semelhantes à síndrome CEE é causada por anormalidades cromossómicas. Síndrome EEC é herdada como traço autossómico dominante. Alguns casos ocorrem esporadicamente sem história familiar prévia da doença (isto é, novas mutações).

Doenças genéticas são determinadas pela combinação de genes para uma determinada característica que são nos cromossomos recebidos do pai e da mãe. Desordens genéticas dominantes ocorrer quando é necessária apenas uma única cópia de um gene anormal para o aparecimento da doença. O gene anormal pode ser herdado de um dos pais, ou pode ser o resultado de uma nova mutação (alteração do gene) no indivíduo afectado. O risco de passar o gene anormal da mãe afectada a descendência é de 50 % para cada uma gravidez, independentemente do sexo da criança resultante.

Os investigadores determinaram que o gene TP63 está localizado no braço longo (q) do cromossoma 3 (3q27). Cromossomas, que estão presentes no núcleo de células humanas, transportar a informação genética para cada indivíduo. As células do corpo humano normalmente têm 46 cromossomos. Os pares de cromossomos humanos são numerados de 1 a 22 e os cromossomos sexuais são designados X e Y. Os machos têm um cromossomo X e um Y e as fêmeas têm dois cromossomos X. Cada cromossomo têm um braço curto designado "p" e um longo braço designado "q". Cromossomos é ainda sub-dividido em muitas bandas que são numerados. Por exemplo, " cromossoma 3q27 " refere-se a banda 27, no braço longo do cromossoma 3. As bandas numeradas especificam a localização dos milhares de genes que estão presentes em cada cromossoma.

O gene TP63 contém instruções para sintetizar uma proteína que é essencial para o bom desenvolvimento dos membros e estruturas derivadas da ectoderma. Mutações nesse gene levam a uma redução dos níveis funcionais da proteína p63 a funcionar normalmente , o que dificulta o desenvolvimento adequado dessas estruturas. Em casos raros, os indivíduos com síndrome EEC realizar rupturas cromossómicas (deleções, translocações) no braço longo do cromossomo 7 (7q11.2 - q21.3).

Quando síndrome EEC é causada por mutações do gene TP63 é por vezes referido CEE síndrome tipo 3 (EEC3); quando é causada por anormalidades cromossómicas do cromossoma 7 é referida como CEE síndrome de tipo 1 (EEC1). Um transtorno anteriormente designada CEE síndrome tipo 2 não existe mais.

Em alguns casos, a síndrome CEE pode ser devido a mosaicíssimo gonadal, uma condição na qual algumas das células reprodutivas de um pai (células germinativas) transportar o p63 ou mutação, enquanto outros contêm uma linha de células normal (mosaicismo). As outras células (células não reprodutivas ou somáticas) no corpo de uma mãe não têm a mutação.
 
 Como resultado, um ou mais dos filhos do pai pode herdar a mutação genética, potencialmente levando ao desenvolvimento da síndrome da CEE, enquanto o pai não tem o transtorno (portador assintomático). Germline mosaicismo pode ser suspeitado quando aparentemente não afectado pai de ter mais de um filho com a mesma anomalia genética. A probabilidade de um pai passando em uma mutação germinativa mosaico de uma criança depende da percentagem de células germinativas dos pais que são portadores da mutação em relação ao percentual que não. Não há nenhum teste para mosaicismo germinal antes da gravidez. Teste durante a gravidez podem estar disponíveis e é melhor discutido com um especialista em genética.

Os sintomas e sinais físicos da síndrome da CEE podem variar muito em termos de gravidade de uma pessoa para outra (expressividade variável). Além disso, os indivíduos que herdaram um gene defeituoso por síndrome EEC não irão desenvolver todos os sintomas acima discutidos (penetrância reduzida). Os pesquisadores observaram que as características específicas da síndrome EEC são mais provável ou apenas associadas a mutações específicas dos genes p63. Em adição, outros factores, tais como os genes adicionais que modificam a expressão de uma desordem (genes modificadores) pode desempenhar um papel nos resultados variáveis ​​de síndrome CEE.

Populações Afectadas Síndrome da Fissura do Lábio/Palato

Síndrome EEC afecta homens e mulheres em igual número. A incidência exacta e prevalência da doença na população em geral são desconhecidas.

Distúrbios Relacionados

Os sintomas das seguintes doenças podem ser semelhantes aos da síndrome de CEE. Comparação pode ser útil para o diagnóstico diferencial.

Vários distúrbios em adição à síndrome CEE são causados por mutações do gene p63. Estes distúrbios são alélicos, causada por mutações diferentes para o mesmo gene da doença. Alguns pesquisadores consideram esses transtornos diferentes expressões do mesmo processo da doença. No entanto, outros pesquisadores observaram que os sintomas associados tendem a variar com base no presente (correlação genótipo-fenótipo) específico de mutação, resultando em síndromes ainda sobrepostas distintas. 

Estes distúrbios incluem síndrome AEC / Hay- Wells, síndrome de Rapp Hodgkin, síndrome ADULTO , síndrome do membro - mamária e não sindrômica malformação mão dividida / pé. Alguns indivíduos com isolado (nonsyndrommic) lábio leporino também têm mutações do gene p63. (Para mais informações sobre esses transtornos, escolha o nome transtorno específico como seu termo de busca no banco de dados das Doenças Raras).

Lacrimo -aurículo - denta- digital (LADD) síndrome é uma doença genética extremamente rara, caracterizada por anomalias que afectam as glândulas lacrimais e salivares e ductos, orelhas, dentes e os dedos das mãos e pés. Os achados mais comuns envolvem malformações na rede de estruturas do olho que segregam lágrimas e drenam -los dos olhos (lacrimal) e anormalidades dos antebraços e dedos. Os sintomas específicos podem variar muito de caso para caso. LADD síndrome pode ocorrer esporadicamente ou ser herdada de forma autossómica dominante. (Para mais informações sobre este transtorno, escolha " LADD " como seu termo de pesquisa no banco de dados das Doenças Raras).

Displasias ectodérmica (SDE) são um grupo de doenças genéticas raras multissistêmica que geralmente afectam as estruturas que surgem a partir da camada mais externa do embrião (ectoderma). Desreguladores endócrinos tipicamente afectam o cabelo, dentes, unhas e / ou pele. Vários outros distúrbios displasia ectodérmica pode ser caracterizado pelo cabelo esparso ou ausente, ausência ou mau funcionamento de glândulas sudoríparas, anormalidades na pele, malformações do nariz, e / ou outras anormalidades semelhantes aos associados com síndrome EEC. (Para mais informações sobre esses transtornos, escolha o nome transtorno específico ou " displasias ectodérmicas " como seu termo de pesquisa no banco de dados das Doenças Raras).

Diagnóstico Síndrome da Fissura do Lábio/Palato

Um diagnóstico de síndroma CEE é baseado na identificação de sintomas característicos, uma história detalhada do paciente, uma avaliação clínica cuidadosa e uma variedade de testes especializados.

Uma variedade de ensaios pode ser utilizada para avaliar os indivíduos com síndroma de CEE. O técnico de imagens podem incluir radiografias tradicionais pode ser usado avaliar anormalidades dos membros e face. Um exame oftalmológico completo será realizado para detectar complicações oculares potenciais associados com o transtorno, como obstrução do canal lacrimal. Um rim (renal) de ultra-sons irá ser realizado para detectar potenciais complicações renais. Um ultra-som reflectido utilizações ondas sonoras para criar uma imagem do órgão (s) em questão.

Análise molecular das pequenas amostras de tecido da pele (biópsia de pele) podem revelar desbaste anormal da camada exterior da pele (epiderme) e a ausência de certas estruturas especializadas normalmente localizados dentro da pele (por exemplo, glândulas sudoríparas).

O teste genético molecular pode confirmar o diagnóstico de síndrome EEC. O teste genético molecular pode detectar mutações nas anormalidades genéticas ou cromossómicas TP63 que representam o fenótipo. Em pacientes com síndrome da CEE diagnosticados clinicamente, análise de mutação do gene TP63 é o primeiro teste para executar; se for negativo, o teste de anomalias cromossómicas pode ser considerado. O teste é disponível apenas em bases clínicas.

Diagnóstico pré-natal de síndrome EEC pode ser suspeitado com base na identificação de ectrodactilia, fissura lábio / palato ou outras anomalias associadas, que podem ser detectados durante um ultra-som fetal de rotina.

Diagnóstico pré-natal está disponível para as famílias com um risco conhecido para ter um bebé com síndrome EEC. O teste genético molecular pode ser realizado em células obtidas a partir do fluido que circunda o feto em desenvolvimento (líquido amniótico). Um teste conhecido como amostragem vilosidades coriónicas também pode ser usado para obter um diagnóstico pré-natal de síndroma CEE nestes casos. Vilo corial são estruturas semelhantes a pêlos finos encontrados na placenta. O teste genético molecular também pode ser realizado sobre estas células.

Tratamento Síndrome da Fissura do Lábio/Palato

O tratamento da síndrome EEC é direccionado para os sintomas específicos que são aparentes em cada indivíduo. O tratamento pode exigir que os esforços coordenados de uma equipe de especialistas. Pediatras, cirurgiões pediátricos, cirurgiões plásticos, cirurgiões ortopédicos, ortopedistas, dentistas, fonoaudiólogos, especialistas que são treinados para lidar com anormalidades dos olhos (oftalmologistas), ouvidos (fonoaudiólogos) e pele (dermatologistas), e outros profissionais de saúde podem precisar para planejar de forma sistemática e abrangente de um afectar o tratamento da criança.

A cirurgia reconstrutiva pode ser benéfico para pessoas com todos os defeitos que causam incapacidade funcional como ectrodactilia, sindactilia, lábio leporino ou fenda e outras anomalias faciais associadas (por exemplo, mandíbula pouco desenvolvida, orelhas mal formadas). Cirurgia dentária e dispositivos de correcção pode ser usado para tratar dentes deformados. Se os dentes estão em falta, as dentaduras possam ser necessários. Os indivíduos afectados devem prestar especial atenção à saúde bucal para prevenir a cárie dentária.

As lágrimas artificiais podem ser necessário para os indivíduos com obstrução do canal lacrimal. A cirurgia também pode ser necessária para ductos lacrimais bloqueados. Os emolientes podem ser utilizados para tratar a pele seca. Se a deficiência auditiva está presente, os aparelhos auditivos pode ser benéfica. Crianças com hiperidrose devem ser cuidadosamente monitorizados para sinais de hipertermia, particularmente durante períodos de actividade prolongada e ou durante os meses de verão.

Quando está presente hidronefrose, drenagem temporária da urina pode ser necessário. A cirurgia pode ser indicada quando a dor ou infecção está presente ou quando a função renal está comprometida.
O aconselhamento genético pode ser benéfico para os indivíduos afectados e suas famílias.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx