Transtorno Dismórfico Corporal ou Dismorfia Corporal – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção - As Doenças Raras
.
Unknown

Transtorno Dismórfico Corporal ou Dismorfia Corporal – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), ou dismorfia corporal, é um transtorno de ansiedade que faz com que as pessoas sofram ao gastar um monte de tempo a preocuparem-se com sua aparência e a ter uma visão distorcida de como elas se parecem . Por exemplo, elas podem se convencer de que uma cicatriz pouco visível é uma grande falha que todo mundo está olhando, ou que seu nariz parece anormal. Ter esta patologia não significa que a pessoa é vã ou auto-obcecada.

Quando é que a baixa confiança se transforma em doença?

Quase todo mundo se sente descontente com a maneira que olham em algum momento de sua vida, mas esses pensamentos geralmente vêm e vão e pode ser esquecido.  No entanto, para alguém com TDC, o pensamento de uma falha é muito angustiante e não vai embora. 

A pessoa acredita que eles são feios ou com defeito e que os outros percebem-nos desta forma, apesar das garantias de outros sobre sua aparência. TDC pode levar à depressão e até mesmo pensamentos de suicídio.

Quem é afectado pelo Transtorno Dismórfico Corporal ?

Estima-se que até 1% da população do Reino Unido têm BDD, embora este número pode ser subestimado como pessoas com TDC geralmente escondê-lo dos outros. Ela afecta mais mulheres que homens. TDC pode afectar todos os grupos etários, mas geralmente começa na adolescência, quando as pessoas estão mais sensíveis sobre sua aparência.

É mais comum em pessoas com história de  depressão ou fobia social. Ocorre frequentemente ao lado de  TOC ou transtorno de ansiedade generalizada, e também pode coexistir com um distúrbio alimentar, como anorexia ou bulimia.

Quais são os comportamentos típicos de alguém com BDD?

Pessoas com BDD pode:

  • Constantemente comparar sua aparência com outras pessoas 
  • Passar um longo tempo na frente de um espelho, e em outras vezes evitar espelhos completamente  
  • Gastar muito tempo escondendo o que acreditam ser um defeito  
  • Tornar-se angustiado por uma determinada área do seu corpo (geralmente a sua face) 
  • Sentir-se ansioso quando perto de outras pessoas  
  • São muito secreto e relutam em procurar ajuda, porque eles acreditam que os outros vão vê-las como vão ou auto-obcecado 
  • Procurar tratamento médico para o defeito percebido - por exemplo, eles podem ter a cirurgia estética, o que é improvável para aliviar sua angústia
  • Dieta e exercício excessivo.

Embora o TDC não é o mesmo que o transtorno obsessivo compulsivo há semelhanças. Por exemplo, a pessoa pode ter que repetir certos actos, como pentear o cabelo, aplicar a maquiagem, ou escolher a sua pele para torná-lo 'suave'. Ela pode afectar seriamente a vida diária, muitas vezes afectando o trabalho, a vida social e relacionamentos.

Quais são as causas do Transtorno Dismórfico Corporal ?

A causa do TDC não é clara, mas pode ser genéticas ou causadas por um desequilíbrio químico no cérebro.
Experiências de vidas passadas podem desempenhar um papel muito - por exemplo, TDC pode estar associada a provocação ou o bullying durante a infância. 

Como obter ajuda

Se você acha que pode estar sofrendo de TDC, consulte o seu médico.
Eles vão considerar como angustiante a condição é para você e o quanto sua vida é afectada, para descobrir se você tem:

  • Leve TDC, onde os sintomas são angustiantes, mas controlável e você é capaz de continuar com a vida cotidiana 
  • Mais grave TDC, onde os sintomas são muito angustiantes e restringir seriamente a sua vida cotidiana. 
Isso também irá ajudar o seu médico para identificar o tratamento mais adequado.

Como é tratado o Transtorno Dismórfico Corporal ?

Passo 1: CBT e de Auto-ajuda

O seu médico deve, inicialmente, oferecer-lhe terapia cognitiva comportamental (TCC) e recomendar um livro de auto-ajuda ou programa de computador.

TCC é uma terapia da fala que podem ajudar você a gerenciar seus problemas alterando a maneira de pensar e se comportar. Você vai trabalhar com o terapeuta a concordar alguns objectivos - por exemplo, um objectivo pode ser o de parar obsessivamente verificar a sua aparência.

Passo 2: Antidepressivos

Se CBT e de auto-ajuda não são eficazes, deverá ser oferecida a opção de mais CBT intensivo, de um curso de um antidepressivo SSRI (provavelmente fluoxetina), ou uma combinação dos dois.

Os SSRI devem ser tomados diariamente e pode demorar 12 semanas antes que tenha um efeito. Se for eficaz, este tratamento deve continuar por pelo menos 12 meses, para permitir novas melhorias e evitar uma recaída.  

Quando o tratamento está completo e seus sintomas estão sob controlo, a dose de SSRI deve ser gradualmente reduzido para minimizar a possibilidade de os sintomas de abstinência.

Adultos com idade inferior a 30 terão de ser cuidadosamente monitorizados quando tomar SSRIs por causa do possível risco aumentado de pensamentos suicidas e automutilação associados aos estágios iniciais de tratamento. 

Passo 3: Clomipramina ou um Antipsicótico

Se você não responder a duas ou mais antidepressivos ISRS, pode ser prescrito um tipo diferente de antidepressivos, como a clomipramina , ou um medicamento antipsicótico de baixa dose. Fale com o seu médico sobre os possíveis efeitos colaterais desses medicamentos.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx


2 comments

Write comments
Unknown
AUTHOR
7 de maio de 2016 às 15:23 delete

Eu tengo isto e uma cena por demais o que eu sinto e dificl de explicar.. Nao penso em mais nd e todos dizem que sou obvessivo e nao tenho razoes para tal e para nao me comparar com outros.. Alta merda

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
29 de abril de 2017 às 06:32 delete

Eu tô assim eu acho não sei mas acho que tô sofrendo com isso é muito mais 😔

Reply
avatar