O Carcinoma de Células Renais ou Cromófobo é um tipo de tumor raro que atinge as células do rim. Há ainda poucas informações sobre a rapidez como este carcinoma se desenvolve. A velocidade de crescimento pode variar entre tumores do mesmo tipo, podendo ser de crescimento lento ou crescimento rápido. Este tipo de tumor representa cerca de 5% de todos os cancros renais.
Há uma forma familiar ou herdada deste carcinoma cromófobo (em associação com oncocitoma renal) chamada de síndrome de Birt Hogg Dubé, a qual também está associada a uma mutação em um gene específico. Raramente ocorrem metástases até tardiamente na sua evolução clínica, contudo quando acontecem ainda não existe uma terapia padrão.
Estes tumores são geralmente maiores do que os outros tipos de tumor que atingem o rim no momento em que são diagnosticados. Apesar de tamanho grande é geralmente um sinal de que um tumor é mais preocupante.
Causas
Pensa-se que este tipo de tumor origina-se a partir do mesmo tipo de célula que aquelas que formam os oncocitomas renais.
Sinais e Sintomas
Estes tumores geralmente não provocam dor ou sequer desconforto até ao momento da sua descoberta. Sangue na urina pode ser um sinal da patologia.
Diagnóstico
De um modo geral os cancros renais são identificados acidentalmente durante exames de rotina ou para despiste de outras patologias. A taxa de sobrevida para câncer renal descoberto desta forma é muito alta, pois estes cânceres geralmente são descobertos em um estágio muito precoce.
Tratamento
O tratamento principal é o cirúrgico, uma remoção do tumor está associada, geralmente, a um excelente prognóstico. Radioterapia, quimioterapia e imunoterapia podem também estar indicadas.
Fontes: