Carnitina Palmitoil Transferase - As Doenças Raras
.
Unknown

Carnitina Palmitoil Transferase

A Carnitina Palmitoil Transferase 1A é uma doença rara, atribuída a um erro inato do metabolismo que afecta a oxidação mitocondrial de ácidos gordos de cadeia longa no fígado e nos rins, e é caracterizada por recorrentes situações de hipoglicemia induzida por jejum hipocetótico e risco de insuficiência hepática.

Estima-se que a sua prevalência seja menor que 1/1.000.000 nascimentos. Desde a sua descrição, em 1981, apenas 50 casos foram relatados. Tem uma hereditariedade autossómica recessiva. O aparecimento ocorre geralmente durante a idade neonatal ou a infância.

Esta deficiência manifesta-se entre o nascimento e os 18 meses de idade, com crises recorrentes de hipoglicemia hipocetótica de gravidade variável, desencadeada pelo jejum ou doença intercorrente, que pode levar a sequelas neurológicas graves.

Causas

Esta patologia é causada por mutações no gene que codifica para CPT1A a isoforma da enzima hepática CPT1 localizada no interior da membrana mitocondrial externa, e cuja função é a de conjugar LCFAs a carnitina. Isto permite a transferência de AGCL do citosol para a mitocôndria onde serão oxidados.

Uma variante genética da CPT1A é muito comum em indivíduos do Alasca e da Groenlândia, mas também tem sido descrita em alguns americanos nativos canadianos. O significado desta variante ainda não está estabelecida e o risco de associação doença grave como resultado da variação é incerto.

Sinais e Sintomas

  • Hipoglicemia recorrente
  • Encefalopatia hepática
  • Perda de consciência
  • Insuficiência hepática
  • Acidose tubular renal
  • Hepatomegalia (fígado aumentado)
  • Fraqueza Muscular
  • Lesões do sistema nervoso
  • Níveis elevados de carnitina no sangue
  • Convulsões
  • Coma
  • Morte súbita.

Diagnóstico Diferencial

O diagnóstico diferencial inclui os distúrbios cetogénese de cadeia média como por exemplo a desidrogenase acil-CoA, outros de cadeia longa, distúrbios de oxidação dos ácidos graxos, tais como a carnitina palmitoil (CPT) 2 deficiência e síndrome de Reye.

Diagnóstico

Durante uma crise metabólica, exames de sangue revelam hipoglicemia, níveis elevados de plasma carnitina, transaminases hepáticas e hiperamonemia suave. Os testes de urina podem mostrar níveis anormalmente baixos de cetonas e de cadeia média Acidúria Dicarboxílico. A análise molecular e a evidência de deficiência na enzima por CPT-1 no fígado, linfócitos ou fibroblastos cultivados, confirmam o diagnóstico. O diagnóstico pré-natal é possível através da análise mutacional.

Tratamento

O tratamento consiste principalmente na prevenção do jejum. Medidas adicionais podem ser consideradas, incluindo alimentos com amido de milho cru à noite e durante a infância e uma dieta de baixo teor de gordura enriquecido com triglicéridos de cadeia média que pode ser metabolizado pelas mitocôndrias de forma independente a partir do ciclo da carnitina. Vigilância regular da função e das enzimas hepáticas é importante.

Um tratamento cumprido à risca e o prognóstico é favorável. O mais importante é prevenir a hipoglicemia e os danos neurológicos que daí podem decorrer.

O aconselhamento genético deve ser proposto aos pais de um indivíduo afetado informando-os da possibilidade de 25% que os filhos têm em herdar as mutações causadoras da doença.

Fontes: