A Asbestose é uma doença pulmonar crónica (de longo prazo) causada pela exposição prolongada ao amianto. O amianto é um material branco-acinzentado, macio, que não queima. No passado, foi amplamente utilizado na construção civil para protecção contra incêndio e como forma de isolamento.
Sintomas da Asbestose
Respirar poeira de amianto pode cicatriz nos pulmões, que pode levar a:
- Falta de ar
- Tosse.
Estes sintomas geralmente começam muitos anos após a exposição inicial ao amianto. Na maioria dos casos, os sintomas não se tornam aparentes até 15 a 30 anos após a exposição. Dedos inchados, conhecidos como dedo clubbing, é um sinal de menos comum de Asbestose. É geralmente associada com casos mais avançados.
Asbestose significa que o tecido pulmonar tornou-se cheio de cicatrizes devido à exposição ao amianto anterior. As placas pleurais ou espessamento pleural causadas pelo amianto não são os mesmos como Asbestose. Nestas condições, a membrana que cobre os pulmões (pleura) é danificada pelo amianto, mas os próprios pulmões ficam ilesos.
Amianto
O amianto é um termo geral que se refere a um grupo de minerais, fibras feitas de cristalinos longos. As fibras de amianto são muito fortes e resistentes ao calor, eletricidade e produtos químicos. Foi amplamente utilizado nas indústrias, tais como:
- Isolamento
- Construção naval e ferrovias
- Geração de energia elétrica
- Construção civil.
Existem três tipos principais de amianto:
- Crocidolite – Amianto azul
- Amosita - amianto marrom
- Crisotila - amianto branco.
Todos os tipos de amianto são perigosas, mas o amianto azul e marrom são muito mais perigosos do que o amianto branco.
O tipo mais comum de amianto para uso industrial foi o amianto crisotila branco. Amosite e crocidolita foram proibidos na década de 1980, apesar de proibições voluntárias sobre o uso industrial de ambos os materiais, entrou em vigor mais cedo do que isso. Não crocidolita foi importado para o Reino Unido depois de 1970. Crisotila não foi proibido até 1999. Há ainda grandes quantidades de todos os tipos de amianto presentes em edifícios antigos.
Frequência e Prevalência Asbestose
A Asbestose é uma condição relativamente rara que leva uma quantidade considerável de exposição para causar isso, e regulamentos para restringir a exposição já está em vigor há mais de 40 anos. No entanto, em 2009 houve 189 mortes causadas por Asbestose. Em 2010, 1.015 pessoas foram avaliadas para acidentes de trabalho benefício incapacidade para a condição.
Em contraste com a diminuição do número de casos de asbestose, os casos de mesotelioma estão aumentando e não devem atingir seu pico até 2013-16. Mesotelioma é o cancro das células mesoteliais que compõem o revestimento da superfície externa dos órgãos, incluindo o pulmão, coração e intestino.
Mesotelioma pode ser causado por pequenas quantidades de exposição ao amianto, o que explica a diferença no número de casos de Asbestose e mesotelioma. Isso mostra que a legislação introduzida em 1970, para evitar altos níveis de exposição ao amianto no local de trabalho ajudou a reduzir o risco de Asbestose.
Existem medidas em vigor para ajudar a prevenir uma futura exposição ao amianto no local de trabalho.
Tratamento Asbestose
Não há cura para a Asbestose, uma vez que tem desenvolvido, porque não é possível reparar a lesão pulmonar causada pelo amianto. Algumas pessoas com asbestose encontrar sua condição progride ao longo do tempo, embora muitos não o fazem.
A coisa mais importante que alguém com Asbestose pode fazer é parar de fumar (se eles fumam). Isso ocorre porque a progressão de Asbestose é mais comum em fumantes em comparação com não-fumantes. Em casos de Asbestose, o tabagismo também aumenta o risco de câncer de pulmão.
Os tratamentos, incluindo terapia de oxigênio, pode melhorar significativamente a qualidade de vida de alguém com asbestose.
As pessoas com Asbestose têm um risco maior de desenvolver outras doenças graves, tais como os descritos abaixo.
- O câncer de pulmão - um dos tipos mais comuns e graves de câncer.
- Mesotelioma - um tipo de câncer que afecta a membrana que cobre os pulmões, coração e intestino.
- Doença pleural - membrana que cobre os pulmões (pleura) torna-se mais espessa. Se o espessamento está localizado a alguns remendos, a condição é conhecida como placas pleurais, que não causam sintomas. No entanto, se houver mais de espessamento, que é conhecido como o espessamento pleural difuso. Isso pode contribuir para a falta de ar e dor no peito. A maioria das pessoas (cerca de 95%) com Asbestose também tem espessamento pleural ou placas pleurais.
Casos graves de Asbestose podem colocar uma pressão significativa sobre a saúde de uma pessoa e encurtar sua expectativa de vida.
No entanto, em muitos casos, a doença progride muito lentamente, ou não em todos. Mais pessoas com Asbestose morrer como resultado de um ou mais dos cancros acima mencionados, em vez de a partir de Asbestose.
Compensação
Se você tiver sido diagnosticado com Asbestose, você pode ser capaz de pedir uma indemnização. Existem três tipos principais de compensação, que são explicadas abaixo.
- Acidentes de trabalho benefício invalidez - este é um benefício semanal que pode ser pago a pessoas com Asbestose que foram expostos ao amianto, enquanto no mercado de trabalho (mas não de auto-empregados)
- Ele também pode ser possível lançar uma acção civil para a compensação através dos tribunais - você vai precisar para obter aconselhamento jurídico sobre como fazer isso
- Você pode ser capaz de reivindicar uma quantia em compensação ao abrigo do Pneumoconiose etc (Workers 'Compensation) Act 1979, se você tem a Asbestose ou você é dependente de alguém que morreu da doença, e você não foi capaz de obter compensação através dos tribunais, porque o empregador que você (ou a pessoa em nome de quem você está reivindicando) expostos deixou negociação.
Causas de Asbestose
A Asbestose é causada pela inalação de fibras de amianto. Alguns comércios são mais prováveis de terem sido expostos ao amianto no passado.
Fibras Asbestos
Quando você inala um corpo estranho, como uma partícula de poeira, células chamadas macrófagos (encontrados nos alvéolos) costumam caçar e quebrar a partícula para baixo antes que ele chegue em seus tecidos pulmonares e corrente sanguínea.
No entanto, as fibras de amianto são muito difíceis para os macrófagos a quebrar. Na tentativa de quebrar as fibras de amianto, os macrófagos liberam substâncias para destruir as fibras. Estas substâncias podem danificar permanentemente os pequenos sacos de ar em seus pulmões, conhecidos como alvéolos.
Alvéolos
Quando você respira, os alvéolos ajudar a transferência de oxigénio dos pulmões para o sangue. Quando expirar, os alvéolos ajudar a transferir o dióxido de carbono para fora do seu sangue, através de seus pulmões e fora de sua boca.
Se você está exposto às fibras de amianto por um longo período de tempo, os alvéolos podem tornar-se mais severamente danificado e cheio de cicatrizes. A cicatriz é conhecida como fibrose. Fibrose dos alvéolos causada por grandes quantidades de amianto é conhecido como Asbestose.
Se os alvéolos estão marcados, a sua capacidade de inalar oxigénio e exalam dióxido de carbono serão afectados, resultando em falta de ar.
Ocupações Associados à Exposição ao Amianto
O uso do amianto aumentou significativamente após a Segunda Guerra Mundial. Ele atingiu o pico na década de 1970, antes de diminuir durante os anos 1980 e 1990. Você pode ter sido exposto ao amianto se você trabalhou em uma indústria como a construção ou construção, onde o amianto foi usado durante este período de tempo.
Ocupações particularmente associados com a exposição ao amianto incluem:
- Trabalhadores de isolamento
- Caldeireiros
- Encanadores, encanadores e steamfitters
- Trabalhadores do estaleiro
- Trabalhadores de metal de folha
- Estucadores
- Técnicos químicos
- Aquecimento, ar-condicionado e refrigeração mecânica.
Indústrias conhecidas por ter usado o amianto durante estes tempos são:
- Construção
- Construção e reparação naval
- Fabricação de produtos químicos
- Produção de pedras minerais não-metálicos
- Ferrovias
- Fio, linha e tecido moinhos
- Produção de borracha e plástico
- Serviços de transporte rodoviário.
Outros factores
Como amianto afecta os indivíduos podem também depender de outros factores, incluindo:
- O tipo de fibra de amianto a que foram expostos, o amianto azul é o mais perigoso, o menos perigoso é o amianto branco
- Quantidade que foi inalada
- Saúde do indivíduo, por exemplo, os sintomas tendem a ser mais grave em pessoas que fumavam ou tinham doenças pulmonares antes de serem expostos ao amianto.