Gripe A ou Gripe Aviária ou das Aves – H1N1 - Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção - As Doenças Raras
.
Unknown

Gripe A ou Gripe Aviária ou das Aves – H1N1 - Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

A Gripe A, ou Gripe Aviária, é uma doença viral infecciosa que se espalha entre as aves. Em casos raros, pode afectar os seres humanos. Existem muitos tipos de gripe das aves, a maioria dos quais são inofensivos aos seres humanos. No entanto, dois tipos têm causado preocupação séria nos últimos anos. Estes são o H5N1 (desde 1997) e H7N9 (desde 2013) vírus.

Embora estes vírus não infectam as pessoas com facilidade e não são normalmente transmitidos a partir de humano para humano, várias pessoas foram infectadas em todo o mundo, conduzindo a uma série de mortes.
Outros vírus da gripe aviária (H7N7 e H9N2 particular) também ter infectado pessoas, mas estes raramente causaram doença grave.

A gripe aviária afecta muitas espécies de aves, incluindo galinhas, patos, perus e gansos. Ele pode ser transmitido entre aves comerciais, selvagens e animais de estimação. Aves nem sempre ficar doente de infecção, por isso as aves aparentemente saudáveis ​​ainda pode representar um risco para as pessoas que entram em contacto com eles.

Sinais e Sintomas

Como outros tipos de gripe, os sintomas de gripe das aves, muitas vezes incluem febre alta, dores musculares, dor de cabeça e sintomas respiratórios como a tosse ou nariz escorrendo. A maioria das pessoas com a doença rapidamente desenvolver problemas respiratórios mais graves.

Diarreia, vómitos, abdominal (dor de barriga), dor no peito e sangramento do nariz e gengivas também têm sido relatados como os primeiros sintomas em algumas pessoas.

Dentro de dias, complicações potencialmente fatais, como a  síndrome da angústia respiratória aguda e falência de múltiplos órgãos podem se desenvolver.

Ter sintomas de gripe é extremamente improvável que significa que você tem a gripe das aves, a menos que você tenha sido em recente contacto com aves em uma área onde os surtos têm sido relatados.

Casos humanos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou que até Julho de 2013, 633 pessoas foram infectadas com o vírus H5N1 e 377 morreram. Estes casos ocorreram no Azerbaijão, Bangladesh, Camboja, China, Djibuti, Egipto, Indonésia, Iraque, Laos, Mianmar, Nigéria, Paquistão, Tailândia, Turquia e Vietnã. Indonésia, Egipto e Vietnã experimentado maioria dos casos e mortes.

Desde Março de 2013, tem havido relatos de pessoas que foram infectadas com o vírus H7N9, no leste da China. Em Julho de 2013, houve 134 casos confirmados e 43 mortes.

A maioria dos casos estava entre meia-idade para homens idosos. Com excepção de uma pessoa, que viajou para Taiwan enquanto infectado, não houve relatos de infecções humanas fora da China continental.
Para ambos os vírus, tem havido alguns relatos de limitado humano à transmissão humana, geralmente como resultado de contacto muito próximo entre os membros da família.

As pessoas que tiveram a gripe das aves em geral desenvolveram o vírus depois de entrar em contacto próximo e prolongado com aves infectadas. Milhões de aves foram mortas durante os surtos para evitar a propagação da doença e sendo repassado para as pessoas.

Transmissão aos Seres Humanos

A gripe aviária é transmitida através do contacto directo com aves infectadas (vivas ou mortas), fezes de uma ave infectada, ou secreções de seus olhos ou do trato respiratório.

Contacto próximo e prolongado com uma ave infectada é geralmente necessária para a disseminação da infecção para os seres humanos. Por exemplo:
  • Tocar aves infectadas que estão vivos ou mortos
  • Inalar ou estar em contacto com poeira seca das fezes ou roupa de cama de aves infectadas
  • Inalar ou estar em contacto com gotículas espirrou por aves infectadas
  • Abate, massacrar ou preparar aves infectadas para cozinhar.
A gripe aviária não é transmitida através de alimentos cozidos. Aves e ovos são seguros para comer em áreas que sofreram surtos de gripe aviária. Houve poucos relatos de gripe aviária passar de pessoa para pessoa.

Prevenção Gripe das Aves ou Gripe A

Embora seja difícil para evitar a propagação da gripe aviária entre aves, há uma série de coisas que você pode fazer para reduzir o risco quando você visitar as áreas onde os surtos têm sido relatados, tais como:
  • Evitar visitar ao vivo mercados de animais e granjas
  • Evitar o contacto com superfícies contaminadas com excrementos de pássaros
  • Não pegar ou tocar as aves (vivo ou morto)
  • Não comer ou manipular carne de aves crua, de ovos ou de pato pratos mal cozidos
  • Utilizar sempre boas práticas de higiene pessoal, como lavar as mãos regularmente.
Não existem restrições de viagens aos países que foram ou estão afectados pela gripe aviária.
Sintomas Gripe das Aves ou Gripe A. Os sintomas da gripe das aves (gripe aviária) em seres humanos são semelhantes aos de outros tipos de gripe.

Os sintomas incluem:

  • Uma temperatura alta repentina (febre) de 38 º C (100,4 º F) ou acima
  • Tosse seca
  • Dor de cabeça
  • Cansaço
  • Calafrios
  • Dores musculares
  • Membro ou dor nas articulações
  • Diarreia  ou dor de estômago
  • Garganta inflamada
  • Nariz escorrendo ou entupido
  • Espirros
  • Perda de apetite
  • Dificuldade em dormir (insónia).
Estes sintomas podem surgir subitamente. O tempo de infecção para o início dos sintomas (período de incubação) é geralmente três a cinco dias, embora em alguns casos pode ser de até sete dias.

Complicações Gripe das Aves ou Gripe A

Em muitos casos, gripe das aves pode causar a deterioração rápida, pneumonia (inflamação do tecido de um ou ambos os pulmões),   síndrome do desconforto respiratório agudo (onde os pulmões não pode fornecer oxigénio suficiente para o resto do corpo) e falência múltipla de órgãos, todos o que pode ser fatal.
O tratamento imediato com medicamentos antivirais podem ajudar a prevenir complicações e reduzir o risco de morte.

Ao procurar o conselho médico Gripe das Aves ou Gripe A

Como os sintomas da gripe aviária são semelhantes aos tipos mais comuns de gripe, os sintomas de gripe que você experimenta não são susceptíveis de ser sinais de gripe aviária, a menos que tenha estado em contacto próximo com aves em uma área onde foi relatado um surto.

Você deve contactar o seu médico de família ou ligar para o NHS 111 imediatamente se sentir estes sintomas e você já visitou uma área afectada pela gripe aviária nas últimas duas semanas.

Transmissão Gripe das Aves ou Gripe A

Ela pode espalhar-se entre as pessoas?

Houve casos isolados de gripe aviária espalhando entre as pessoas, mas isso é muito raro. Nos poucos casos em que aconteceu, a infecção na maioria das vezes se espalhou após o contacto próximo prolongado entre uma pessoa infectada e uma pessoa não infectada.

É possível para os seres humanos para pegar a gripe aviária (gripe aviária), durante contacto próximo com aves infectadas. Geralmente, o contacto prolongado é necessário para a disseminação da infecção.

O vírus da gripe aviária é transmitida através das fezes de aves infectadas, assim como as secreções dos olhos e trato respiratório. Fezes ou secreções infectadas podem contaminar poeira, solo, água, alimentos, equipamentos, veículos, roupas e sapatos. O vírus também pode ser realizada nos pés e corpos de animais.

Você pode ser infectado por:

  • Tocar aves infectadas que estão vivos ou mortos
  • Inalar ou estar em contacto com poeira seca das fezes ou roupa de cama de aves infectadas
  • Inalação de gotículas espirrou por aves infectadas
  • Abate, massacrar ou preparar aves infectadas para cozinhar.
Outra possível fonte de gripe aviária pode ser mercados ao vivo, onde as aves são vendidos em condições de superlotação e às vezes insalubres. Evite visitar esses mercados se você estiver viajando em países que tiveram um surto de gripe aviária.

A gripe aviária não é transmitida através de alimentos cozidos. Aves e ovos podem ser consumidos com segurança em áreas que sofreram surtos de gripe aviária.

Diagnóstico Gripe das Aves ou Gripe A

Até o momento não houve casos de pessoas com gripe aviária (gripe aviária) no Reino Unido. No entanto, existem planos para gerenciar quaisquer casos suspeitos que possam surgir.

A avaliação inicial

Uma avaliação inicial será feita por telefone, em um centro de saúde, em casa, ou em uma sala ao lado de um hospital.

A gripe das aves serão diagnosticados com base em seus sintomas e a probabilidade de que você tenha sido exposto a uma ave infectada. O médico irá lhe perguntar se você tem:
  • Viajou recentemente para uma área afectada pela gripe aviária e, se tiver sido perto (menos de um metro) para viver ou mortos aves domésticas ou selvagens, incluindo os que estão em mercados de aves
  • Tido contacto próximo (distância tocar ou falar) com quem tem uma doença respiratória grave
  • Teve contacto com alguém que morreu de forma inesperada e que foi a partir de uma área que teve um surto.

Testes

Se houver suspeita de gripe aviária, os seguintes testes serão realizados para determinar se você tem a infecção:
  • Raios-X torax
  • Analise ao nariz e garganta
  • Testes sanguíneos 
  • Bacterioscopia  (um processo que detecta bactérias diferentes).
Se os testes de laboratório e no peito resultados de raio-X são normais, é improvável que você tem a gripe aviária

Tratamento Gripe das Aves ou Gripe A

As pessoas com sintomas suspeitos de gripe aviária (gripe aviária) serão aconselhados a ficar em casa ou vai ser cuidada no hospital em isolamento de outros pacientes.

Dependendo do tipo de gripe têm, o paciente pode ser mantido em isolamento durante até 10 dias. As principais recomendações são:
  • Descansar
  • Beber bastantes líquidos e alimentação saudável 
  • Medicamentos para ajudar a tratarem a febre e a dor, como aspirina e paracetamol (aspirina não deve ser tomado por crianças com idade inferior a 16).

Medicação Antiviral

No Reino Unido, certos medicamentos antivirais foram armazenadas para uso em caso de um surto. Estes medicamentos funcionam interrompendo a multiplicação do vírus no seu corpo.

Oseltamivir (Tamiflu), Zanamivir (Relenza) e Peramivir (Actrapid) pode ajudar a reduzir a gravidade da doença, prevenir complicações e ajudar a melhorar as chances de sobrevivência.

Na gripe comum, esses medicamentos são mais eficazes se dado dentro de 48 horas de desenvolver os sintomas, mas não está claro se este é o caso da gripe aviária. No entanto, eles devem ser dados o mais rápido possível a pessoas suspeitas ou comprovadas para ser infectado, mesmo que seja mais de 48 horas após o início dos sintomas.

Estes medicamentos também pode ser dada como uma medida preventiva para pessoas que poderiam ter sido expostos ao vírus da gripe aviária, por exemplo, outros membros da família, trabalhadores de saúde ou pessoas que tiveram contacto próximo com aves infectadas.

Nestes casos, o curso da medicação deve começar tão cedo quanto possível após a exposição ao vírus e continuar durante 7 a 10 dias após a última exposição conhecida.

Tratar complicações Gripe das Aves ou Gripe A

Complicações, tais como bactérias de pneumonia, pode desenvolver-se em algumas pessoas e pode ser tratada com regulares antibióticos.

As pessoas que estão severamente afectados podem ter de ser dado oxigénio extra para ajudá-los a respirar - por exemplo, através de um ventilador (uma máquina que auxilia na respiração).

Prevenção Gripe das Aves ou Gripe A

Tal como o vírus da gripe das aves (gripe aviária) é realizada por aves, é muito difícil evitar a sua propagação. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para reduzir suas chances de desenvolver uma infecção viral.

Precauções Gerais

Para reduzir o risco de desenvolver e transmitir infecções virais, como a gripe, sempre garantir que você:
  • Lavar as mãos regularmente, especialmente depois de ir ao banheiro e antes de manipular alimentos
  • Afastar-se de outras pessoas e cobrir a boca com tecidos quando tossir ou espirrar
  • Dispor de tecidos imediatamente após o uso e lavar as mãos com sabão e água morna
  • Evitar locais públicos, se você está doente 
  • Informar sobre seus sintomas para que você possa sentar-se longe de outras pessoas e dado uma máscara cirúrgica, se necessário
  • Certificar-se de que você mantenha um bom nível de saúde geral e que você tem todas as vacinas recomendadas - como a  vacinação contra o pneumococo e da vacina contra a gripe sazonal  - se você estiver em um grupo de alto risco (por exemplo, se você tem uma doença de longa duração como a asma ou você é 65 anos ou mais).

O Contacto com as Aves

Você pode alimentar aves selvagens e patos, mas é importante para garantir que você lave bem as mãos depois. Não chegue perto aves doentes ou mortas.

Manter afastado de excrementos de pássaros, se possível e lave bem as mãos, se você acidentalmente tocar qualquer.

Animais de Estimação

Em geral, você não precisa mudar a maneira de cuidar de seus animais de estimação. Se você tem um cachorro que às vezes pega aves selvagens, para tentar evitar áreas onde isso é provável que aconteça. Em teoria, o H5N1 da gripe das aves a tensão pode ser transmitida a outros animais, mas é muito improvável.
Se você tem um pássaro de estimação, você deve evitar que seu pássaro de estimação ter qualquer contacto com aves selvagens ou excrementos de pássaros selvagens.

Viagem

Se você estiver viajando em um país que teve um surto de gripe aviária, não vão viver mercados de animais ou granjas.

Não chegue perto excrementos de pássaros ou aves mortas, e não trazem aves vivas ou produtos avícolas de volta para o Reino Unido, com você, incluindo penas.

O SNS tem planos para gerenciar um potencial foco de gripe aviária no Reino Unido, apesar de tal surto é considerada altamente improvável.

Preparar Carne

A gripe aviária não é transmitida através de alimentos cozidos. É seguro comer aves e ovos em áreas que tiveram surtos de gripe aviária.

Como precaução, sempre garantir bons padrões de higiene na preparação e cozinhar a carne. Por exemplo:
  • Utilizar utensílios diferentes para a carne cozida e crua
  • Lave bem as mãos com água morna e sabão antes e depois de manusear carne
  • Assegurar que a carne está bem cozida e bem quente antes de servir. 
 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx