Síndrome da Angústia Respiratória Aguda – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção - As Doenças Raras
.
Unknown

Síndrome da Angústia Respiratória Aguda – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

Síndrome da angústia respiratória aguda (SDRA) é uma condição médica com risco de vida em que os pulmões não podem fornecer oxigénio suficiente para o resto do corpo. ARDS pode afectar pessoas de qualquer idade e geralmente se desenvolve como uma complicação de uma doença grave existente saúde. Consequentemente, a maioria das pessoas já foram admitidos no hospital no momento em que os sintomas de SDRA começar.

Sintomas e sinais de SDRA podem incluir:

  • Falta de ar
  • Respiração rápida e superficial
  • Cansaço, sonolência ou confusão
  • Sensação de desmaio.

Emergência Médica

Embora a maioria dos casos de ARDS começar no hospital, este não é sempre o caso. Por exemplo, a condição pode desenvolver-se rapidamente devido a uma infecção, tal como a pneumonia, ou após alguém tenha inalado acidentalmente seu vómito.

Se notar quaisquer problemas respiratórios em crianças ou adultos, ligue para o número de emergência imediatamente e peça uma ambulância.

Por que é que acontece a Síndrome da Angústia Respiratória Aguda

SDRA desenvolve-se quando os pulmões se tornam gravemente inflamada devido a uma infecção ou lesão. A inflamação provoca líquido dos vasos sanguíneos próximos a vazar para os pequenos sacos de ar nos pulmões, tornando a respiração cada vez mais difícil.

Os pulmões podem tornar-se inflamados devido a:

  • Pneumonia  ou gripe grave
  • Envenenamento do sangue (sepsis)
  • Lesão torácica grave  
  • Inalação acidental de vómito, fumaça ou produtos químicos tóxicos
  • Quase afogamento
  • Pancreatite aguda, em que a inflamação do pâncreas podem espalhar por todo o corpo
  • Uma reação adversa à  transfusão de sangue de um produto.

Como é diagnosticada a Síndrome da Angústia Respiratória Aguda

Não há nenhum teste específico para diagnosticar SARA. Uma avaliação completa é necessária para identificar a causa subjacente da SARA e para descartar outras condições. Esta avaliação é provável que incluem:
  • Um exame físico
  • Exames de sangue  - para medir a quantidade de oxigénio no sangue e verificar se há uma infecção
  • Um teste de oximetria de pulso - para medir a quantidade de oxigénio está sendo absorvido no sangue, através de um sensor ligado à ponta do dedo, orelha ou dedo do pé
  • Um baú de raio-X e uma tomografia computadorizada (TC) - para procurar evidências de SDRA
  • Um ecocardiograma - um tipo de ultra-som usado para criar uma imagem do coração.

Tratar Síndrome da Angústia Respiratória Aguda

Se alguém desenvolve SARA, eles provavelmente serão admitidos a uma  unidade de terapia intensiva (UTI) e colocar em um ventilador para ajudar a respiração.

Em alguns casos, pode ser possível a utilização de uma máscara de oxigénio para o fornecimento de oxigénio. No entanto, se tiverem SDRA grave, um tubo é introduzido na garganta e para dentro dos pulmões, através dos quais o oxigénio é bombeado.

Fluidos e de nutrientes será fornecido através de um tubo que passa para dentro do estômago através do nariz.

A causa subjacente de SDRA também deve ser tratados. Por exemplo, se ele foi causado por uma infecção bacteriana, pode ser receitado antibióticos para ajudar a combater a infecção.

A quantidade de tempo que você precisa para passar no hospital dependerá de suas circunstâncias individuais e da causa da SARA. A maioria das pessoas respondem bem ao tratamento dentro de alguns dias, mas pode demorar várias semanas ou meses antes que alguém com ARDS é bem o suficiente para deixar o hospital.

Complicações Síndrome da Angústia Respiratória Aguda

Como ARDS é muitas vezes o resultado de um problema de saúde grave, cerca de uma em cada três pessoas que desenvolvem ele vai morrer. No entanto, a maioria das mortes são devido a um outro problema causado pela sua doença, ao invés de si SARA.

Para as pessoas que sobrevivem, as principais complicações estão associadas a danos nos nervos e músculos, causando problemas tais como a fraqueza e dor. Algumas pessoas também desenvolvem problemas psicológicos, como distúrbio do estresse pós-traumático (TEPT) e depressão. Os próprios pulmões tendem a ser capazes de recuperar e de longo prazo falha pulmonar (crónico), após o ARDS é raro.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx