A Genética, Ramo da Biologia - Hereditariedade, Herança Genética dos Antepassados - Principais Patologias de Origem Genética - Doenças Raras - Código Genético - As Doenças Raras
.
Unknown

A Genética, Ramo da Biologia - Hereditariedade, Herança Genética dos Antepassados - Principais Patologias de Origem Genética - Doenças Raras - Código Genético

A Genética é o ramo da biologia que estuda a transferência das características físicas e biológicas de geração em geração.  A hereditariedade é a herança genética que recebemos de nossos antepassados, não apenas de nossos pais pode advir de várias gerações anteriores, podem ser características físicas ou, até mesmo, algumas patologias. Daí o esclarecimento e prova de os filhos se parecerem com os seus pais, avós, tios e até parentes mais distantes. 

Um exemplo conhecido é o cruzamento de ratos brancos de pelo liso com ratos pretos de pelo eriçado. Os descendentes nascerão pretos e com o pelo eriçado. Isto acontece porque os genes da cor preta e do pelo eriçado serem dominantes. Porém os genes da cor branca e do pelo liso fazem parte da sua herança. Se na idade adulta este ratos pretos se cruzarem com outros pretos mas que possuam também um gene da cor branca e outro do pelo liso, se a herança determinar estes mesmos genes paternos e maternos a prol será novamente ratos de cor branca e pelo liso, características de um dos seus avós.

Futuramente espera-se eliminar muitas das doenças de origem genética que atingem inúmeras pessoas em todo o mundo. Atualmente existem muitas pesquisas sobre o código genético e os cientistas acreditam nessa possibilidade a  curto e médio prazo.

Principais patologias de origem genética:

  • Síndrome de Down (acidente genético)
  • Talassemia (desordem hereditária)
  • Albinismo (distúrbio congénito)
  • Daltonismo (distúrbio genético)
  • Síndrome de Turner (anomalia cromossómica).