A Doença de Chagas é uma doença transmitida por insetos. É comum na América do Sul e Central. Estima-se que a sua prevalência seja de 1 a 9/1.000.000 nascimentos. Surge de forma esporádica. O aparecimento ocorre na idade adulta. Existem duas fases da doença, a fase aguda e a fase crónica.
Causas
Esta patologia é causada por um parasita relacionado com o tripanossoma africano, que causa a doença do sono, chamado de Trypanosoma Cruzi. É transmitida pela picada de insetos da estirpe reduvídeo e é um dos principais problemas de saúde da américa do sul. Devido à imigração, a doença também afeta pessoas nos Estados Unidos da América.
Fatores de Risco
- Coabitar com o vírus
- Viver na América do Sul ou América Central
- Pobreza
- Transfusão de sangue contaminada.
Sinais e Sintomas
A fase aguda pode ser assintomática ou apresentar sintomas muito leves. Os sintomas incluem:
- Febre
- Mal-estar geral
- Edema ocular quando a picada é perto do olho
- Área avermelhada e inchada no local da picada.
Após a fase aguda, a doença entra em remissão. Outros sintomas podem aparecer durante muitos anos. Quando os sintomas finalmente se desenvolvem, eles podem incluir (fase crónica):
- Prisão de ventre
- Problemas digestivos
- Insuficiência cardíaca
- Dor abdominal
- Taquicardia
- Dificuldades de deglutição
- Cardiomiopatia
- Aumento do fígado e do baço
- Linfonodos
- Batimentos cardíacos irregulares (arritmias)
- Batimento cardíaco acelerado (taquicardia).
Complicações da Doença
- Alargamento do cólon (megacólon)
- Alargamento do esófago (megaesófago)
- Dificuldade de deglutição
- Doença cardíaca
- Insuficiência cardíaca
- Subnutrição.
Diagnóstico
O diagnóstico é fornecido através de vários testes:
- Cultura e esfregaço de sangue e imunoenzimático para procurar sinais de infecção
- Radiografia de tórax
- Ecocardiograma
- Eletrocardiograma.
Tratamento
O tratamento deve ser efetuado tanto na fase aguda como na fase crónica. As crianças nascidas com a infecção também devem ser tratados. Contudo, o aconselhamento médico sobre a melhor opção é a melhor conduta a tomar.
Normalmente são usados dois medicamentos para tratar esta infecção, o benznidazol e o nifurtimox. Ambos os fármacos têm frequentemente efeitos secundários. Os efeitos colaterais podem ser mais nefastos em pessoas mais idosas. Os efeitos secundários podem incluir:
- Dores de cabeça
- Tonturas
- Perda de apetite
- Perda de peso
- Neuropatia
- Problemas de sono
- Erupções cutâneas.
Prognóstico
Cerca de 30% dos indivíduos infectados não tratados, irão desenvolver a fase crónica da doença ou a sua sintomática. Às vezes demoram mais de 20 anos a desenvolver os carateristicos problemas cardíacos ou digestivos, após a infeção inicial.
As alterações dos ritmos cardíacos, como as arritmias e a taquicardia ventricular, podem causar morte súbita. O desenvolvimento de insuficiência cardíaca provoca a morte, geralmente, ao fim de alguns anos.
Prevenção
A prevenção pode ser feita através do uso de inseticidas e de casas menos propensas a ter grandes populações de insetos. Atuando desta forma consegue-se um controlo da propagação da doença.
Os bancos de sangue da América do Sul e Central têm em conta a possível exposição dos doadores ao parasita. São efetuados testes próprios que identificam se o sangue está contaminado ou não, se for o caso, o mesmo é rejeitado. A maioria dos bancos de sangue nos Estados Unidos iniciou a triagem para a doença de Chagas, em 2007.