A Síndrome de Charles Bonnet refere-se à presença de alucinações visuais em indivíduos com perda da acuidade visual sem terem psicose ou demência associada. Os indivíduos afectados têm tipicamente uma perda de acuidade visual central. Geralmente estão conscientes de que as alucinações não são reais.
As situações subjacentes à perda de visão associada com a síndrome de Charles Bonnet são diversas, incluindo condições como a degeneração macular e acidente vascular cerebral. Podem afetar os olhos, o nervo óptico ou o cérebro.
A frequência e o momento em que surgem as alucinações são muito variáveis. Podem ser episódicos, periódicos ou crónicos. As alucinações são geralmente diárias ou semanais e tendem a acontecer ao acordar. A sua duração é geralmente de vários minutos, mas podem ser apenas alguns segundos ou algumas horas.
Normalmente há um padrão distinto no horário e na frequência das alucinações de indivíduo afetado. O grau e complexidade das alucinações também variam, mas nenhuma associação foi encontrada entre a complexidade das alucinações com a gravidade da perda visual.
Causas
Esta Síndrome é provavelmente causada pelo cérebro continuar a interpretar as imagens, mesmo em sua ausência.
Sinais e Sintomas
- Alucinações Visuais:
- Imagens sem forma
- Linhas
- Flashes de luz
- Formas geométricas complexas
- Pessoas
- Animais
- Cenários.
Tratamento
Normalmente quando a perda de visão é corrigida as alucinações desaparecem. Por isso é importante procurar e tratar a causa da diminuição da acuidade visual. O tratamento é portanto individualizado.