O Transtorno de Conversão é uma condição rara caraterizada por cegueira e paralisia. Alguns médicos acreditam erroneamente que o Transtorno de Conversão não é uma condição real, é tudo simulado ou imaginado. No entanto, estas condições são reais. Causam sofrimento e não podem ser controladas por vontade própria.
Sinais e Sintomas
Os sintomas começam geralmente de repente, depois de uma experiência stressante. Os indivíduos estão num maior risco de um distúrbio de conversão se estiverem a ser afetados por uma doença médica, por um transtorno dissociativo ou por um transtorno de personalidade. Eles incluem a perda de uma ou mais funções corporais:
- Cegueira
- Incapacidade em falar
- Entorpecimento
- Paralisia.
Diagnóstico
Os vários testes de diagnóstico disponíveis não conseguem identificar uma causa física para os sintomas descritos. Os exames e os sinais para o estabelecimento do diagnóstico desta patologia incluem:
- Sintoma debilitante que começa de repente
- História de um problema psicológico que fica melhor após o sintoma aparecer
- A falta de interesse que ocorre normalmente com um sintoma grave
- Testes médicos de diagnóstico para descartar causas físicas para o sintoma.
Tratamento
A psicoterapia e a formação em gestão de stresse podem ajudar a reduzir os sintomas. A parte do corpo ou a função física afetada vai necessitar de terapia física ou ocupacional até que os sintomas desapareçam. Por exemplo, no caso de membros paralisados estes devem ser exercitados para evitar a perda de massa muscular.
Prognóstico
Os sintomas costumam durar alguns dias a algumas semanas, desaparecendo geralmente de forma súbita. De um modo geral esta patologia não é fatal, mas as complicações podem ser debilitantes e comprometerem a qualidade de vida dos seus portadores.
Fontes: