A Dermatite Herpetiforme é uma doença rara de pele caraterizada por uma erupção que causa intenso prurido. A erupção é crónica, o que significa que se mantém por um longo período de tempo, acabando por desaparecer para voltar algum tempo depois. A idade de início é em média por volta dos 20 anos ou mais, contudo existem casos documentados em crianças. Encontra-se tanto em homens como em mulheres. É também conhecida por Doença de Duhring.
Causas
A causa é até ao momento desconhecida. Contudo, está ligada à sensibilidade ao glúten (doença celíaca) no intestino delgado.
Sinais e Sintomas
- Prurido que pode variar de leve a intenso
- Bolhas ou erupções cutâneas (mais frequentemente nos cotovelos, joelhos, costas e nádegas)
- Marcas tipo arranhões (em vez de bolhas nalguns pacientes)
- Cancro intestinal.
Diagnóstico
O diagnóstico é estabelecido através de biópsia de pele e teste de imunofluorescência direta da pele. Pode também estar indicado uma biópsia do intestino.
Tratamento
Pode ser recomendado uma dieta rigorosa sem glúten, de forma a ajudar a controlar a doença. O cumprimento desta dieta pode eliminar a necessidade de medicamentos e certas complicações futuras. Um antibiótico chamado de dapsona pode ajudar na maioria dos casos. Alguns medicamentos imunossupressores podem igualmente ser usados, contudo são menos eficazes.
Prognóstico
A doença pode ser controlada com tratamento. Sem tratamento, pode haver um risco significante de cancro intestinal.