Actinomicose Infecção Bacteriana Rara – Definição, Causas, Tipos, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção - As Doenças Raras
.
Unknown

Actinomicose Infecção Bacteriana Rara – Definição, Causas, Tipos, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

As maiorias das infecções bacterianas são confinadas a um lado do corpo, porque as bactérias são incapazes de penetrar o tecido do corpo. No entanto, actinomicose é incomum em que a infecção é capaz de se mover lenta mas firmemente através do tecido do corpo.

Os sintomas de actinomicose variam dependendo do tipo de infecção, mas podem incluir:

  • Inchaço e inflamação do tecido afectado
  • Danos do tecido que resulta em tecido cicatricial
  • Formação de abscessos (inchaços cheias de pus)
  • Pequenos buracos ou túneis que se desenvolvem no tecido e vazar um tipo de pus irregular.

Tipos de Actinomicose

Em teoria, actinomicose pode desenvolver praticamente em qualquer lugar no interior do tecido do corpo humano. Mas a condição tende a afectar certas áreas do corpo e podem ser classificados em quatro tipos principais:
  • Actinomicose oral-facial-cervical
  • Actinomicose torácica
  • Actinomicose abdominal
  • Actinomicose pélvica.
Estes encontram-se descritos abaixo.

Actinomicose Oral-facial-cervical

A Actinomicose oral-facial-cervical é onde a infecção se desenvolve no interior do pescoço, mandíbula ou boca. A maioria dos casos é causada ​​por problemas dentários, como cáries. A Actinomicose oral-facial-cervical é o tipo mais comum de actinomicose e esclarece que a metade de todos os casos.

Actinomicose Torácica

A actinomicose torácica é onde a infecção se desenvolve dentro dos pulmões ou vias aéreas associadas. Acredita-se que a maioria dos casos de actinomicose torácica são causados ​​por pessoas que inalam acidentalmente gotinhas de fluido contaminado em seus pulmões. A actinomicose torácica é responsável por cerca de 15-20% dos casos.

Actinomicose Abdominal

Actinomicose abdominal é onde a infecção se desenvolve dentro do abdómen (barriga). Este tipo de actinomicose pode ter uma série de causas potenciais. Ela pode se desenvolver como uma complicação secundária de uma infecção mais comum, como apendicite, ou depois de acidentalmente engolir um objecto estranho, como um osso de galinha. Actinomicose abdominal é responsável por cerca de 20% de todos os casos.

Actinomicose Pélvica

Actinomicose pélvica é onde a infecção se desenvolve dentro da pélvis. Actinomicose pélvica geralmente só ocorre em mulheres, porque a maioria dos casos são causados ​​quando a bactéria Actinomyces são transmitidos de órgãos genitais femininos na pelve.

Pensa-se que a maioria dos casos de actinomicose pélvica estão associados com o uso a longo prazo do  dispositivo intra-uterino (DIU) tipo de contraceptivo, muitas vezes referida como a bobina.
Actinomicose pélvica é responsável por cerca de 10% de todos os casos.

O que causa a Atinomicose?

Actinomicose é causada por uma família de bactérias conhecidas como Actinomyces bactérias. Na maioria dos casos, as bactérias vivem sem causar danos na mucosa da boca, da garganta, do sistema digestivo e da vagina (em mulheres).

As bactérias só são um problema se o revestimento de tecido for danificado por lesão ou doença, permitindo que as bactérias para penetrar mais profundamente no corpo. Isto é potencialmente grave, porque as bactérias Actinomyces são bactérias anaeróbicas, o que significa que elas crescem em partes do corpo onde há níveis baixos de oxigénio, tal como no fundo de tecido humano.

No entanto, uma vantagem do facto de que as bactérias são Actinomyces anaeróbio é que eles não podem sobreviver fora do corpo humano. Isto significa que não é actinomicose uma doença contagiosa.

Quem é Afectado?

Actinomicose é um dos tipos mais raros de infecções bacterianas. Pensa-se que, em países desenvolvidos, como a Inglaterra, apenas uma pessoa em cada 300 mil vão desenvolver actinomicose em um determinado ano. Em média, há 100 admissões ao hospital a cada ano na Inglaterra devido a actinomicose.

Tratar Actinomicose

A infecção responde bem ao tratamento, mas geralmente é necessário para fazer um curso de  antibióticos com duração de vários meses para garantir que todas as bactérias são aniquiladas. Em alguns casos, a cirurgia menor, pode ser necessária para reparar o tecido danificado e para drenar para fora o pus dos abcessos.

Complicações

Abscessos que ocorrem como resultado de actinomicose pode se desenvolver em muitas partes do seu corpo, incluindo os pulmões. Os abscessos podem se espalhar facilmente de uma parte do seu corpo para outro.

Se o local original da infecção está localizada na pele de seu rosto, ele pode se espalhar para partes próximas do seu corpo, como o couro cabeludo e as orelhas.
Se o site original da infecção é a sua boca, ela pode se espalhar para a sua língua, laringe (caixa de voz), traqueia e glândulas salivares, e os tubos que ligam a garganta ao seu nariz.

Se a infecção se espalha para o cérebro, um  abscesso cerebral poderia desenvolver

Sintomas da Actinomicose

Existem quatro tipos principais de actinomicose. Os sintomas podem variar dependendo do tipo você tem. Os sintomas de cada tipo estão descritos abaixo.

Actinomicose Cérvico-facial oral

Os sintomas da actinomicose cérvico-facial oral incluem:
  • Protuberâncias em seu rosto ou no pescoço, o que pode aumentar gradualmente em tamanho e número
  • Avermelhadas ou da cor da pele azulada ao longo dos caroços
  • Uma temperatura elevada (febre) de 38°C (100,4°F) ou mais.
Durante as fases iniciais de actinomicose cérvico-facial oral, os nódulos podem ser sensíveis antes de mais tarde se tornar indolor e dura ao toque. Seus músculos da mandíbula também podem ser afectados, o que pode tornar difícil mastigar.

Actinomicose cérvico-facial oral também pode causar passagens estreitas para abrir na superfície de sua pele nas áreas afectadas. As passagens são chamadas extensões do seio. Estes não devem ser confundidos com seios, as cavidades encontradas em seu rosto e nariz. Os tractos sinusais vazar pus, que pode conter, um material granular irregular amarelo.

Actinomicose Torácica

Os sintomas da actinomicose torácica incluem:
  • Temperatura elevada (febre) de 38 ° C (100,4 ° F) ou superiores
  • Perda de peso
  • Cansaço (fadiga)
  • Perda de apetite
  • Falta de ar
  • Dor no peito
  • O aparecimento de áreas de sinusite na superfície do seu peito.
Você também pode desenvolver uma tosse seca ou uma tosse que produz catarro. Você pode trazer até gotas de sangue quando tossir ou se produzem catarro pode ser manchado de sangue.

Actinomicose Abdominal

Os sintomas da actinomicose abdominal incluem:
  • Febre baixa, normalmente a uma temperatura que não é superior a 38°C (100,4°F)
  • Perda de peso
  • Cansaço (fadiga)
  • Uma mudança em seus hábitos intestinais, tais como prisão de ventre ou diarreia
  • Dor abdominal
  • Náuseas (enjoo)
  • Vômitos
  • Uma massa ou nódulo perceptível em seu abdómen
  • O aparecimento de áreas de sinusite na superfície de seu abdómen.

Actinomicose Pélvica

Os sintomas da actinomicose pélvica incluem:
  • Dor abdominal inferior
  • Sangramento ou corrimento vaginal irregular ou anormal
  • Perda de apetite
  • Cansaço (fadiga)
  • Febre baixa
  • Uma massa visível ou nódulo em sua pélvis (a estrutura óssea que inclui os ossos do quadril).

Causas de Actinomicose

Actinomicose é causada por uma estirpe de bactérias chamadas Actinomycetales. Actinomycetales são encontrados em muitas cavidades do corpo, como no interior da boca e, menos comumente, o intestino.
Nas mulheres, eles também podem ser encontradas no útero e tubos de falópio (por meio do qual os ovos são liberados no útero). 

Transmissão Actinomicose

Actinomycetales são bactérias anaeróbias, o que significa que eles não podem sobreviver em ambientes ricos em oxigénio. Portanto, não causam doença quando eles se encontram numa das cavidades do corpo, tal como a boca ou do trato intestinal.

No entanto, se Actinomycetales romper o revestimento protector (mucosa) em torno das cavidades, que podem penetrar profundamente nos tecidos do corpo. À medida que as camadas mais profundas de tecido humano são pobres em oxigénio, as bactérias são capazes de se reproduzir rapidamente e infectar o tecido saudável.

Abscessos

Na tentativa de combater a infecção, o sistema imunológico (de defesa natural do corpo contra infecções e doenças) irá enviar células que combatem a infecção com a fonte da infecção. No entanto, estas células não possuem a capacidade de matar as bactérias e morrem rapidamente.

Como as células que combatem a infecção morrem, eles se acumulam em um líquido de cor amarelada chamado pus. Tendo falhado em matar a infecção, o sistema imunológico vai tentar limitar o seu alastramento, utilizando o tecido saudável para formar uma barreira protectora ao redor do pus. Isto é como um inchaço cheio de pus, conhecido como um abcesso, é formado.

Infelizmente, o Actinomycetales estirpe de bactérias tem a capacidade de penetrar a barreira protectora de um abcesso e mover-se em tecido mais saudável. Seu sistema imunológico vai tentar combater a infecção através da produção de mais abcessos.

Tratos Sinusais

Seu corpo vai, eventualmente, precisa se livrar do acúmulo de pus. Para fazer isso, os pequenos canais chamados tratos seios irá desenvolver essa liderança dos abscessos na superfície de sua pele.
Os tractos sinusais irão vazar pus, assim como pedaços de bactérias. Este assume a forma de uma substância em pó amarelo, por vezes referido como "grânulos de enxofre".

Infecção oportunista

Actinomicose é uma infecção oportunista que não causa sintomas, a menos que surja uma oportunidade para que a penetrar o tecido corporal.

Actinomicose cérvico-facial oral

Oportunidades para Actinomicose cérvico-facial oral incluem:
  • Cárie dentária, em particular se a deterioração for deixada sem tratamento durante anos
  • Doenças da gengiva 
  • Abcesso dentário 
  • Amigdalite 
  • Infecção do ouvido interno
  • Cirurgia dentária, como uma extração de dente, ou  tratamento de canal
  • Cirurgia de mandíbula ou trauma.

Actinomicose Torácica

A maioria dos casos de actinomicose torácica são pensados ​​para ser causada por pequenas partículas de comida ou outro material ingerido que se misturam com as bactérias actinomicose. Em vez de passar para baixo sem causar danos ao estômago, as partículas são erroneamente transmitida na traqueia e nas vias aéreas dos pulmões.

Pessoas com problemas de drogas ou álcool a longo prazo estão particularmente em risco de desenvolvimento de actinomicose torácica por duas razões:
  • Estar embriagado ou intoxicado aumenta o risco de ingestão acidental de material em seus pulmões
  • A longo prazo de drogas e álcool enfraquece o sistema imunitário, o que faz com que uma pessoa mais vulnerável a desenvolver uma infecção.

Actinomicose Abdominal

Actinomicose abdominal ocorre quando algo rasga a parede do intestino (intestino), permitindo que as bactérias penetrar em tecidos profundos.

O intestino pode rasgar como um resultado de uma infecção, tal como um apêndice explosão que danifica a parede do intestino. Ou ele pode ser danificado devido a uma lesão, por exemplo, quando alguém erroneamente engole uma espinha de peixe.

Houve também alguns casos de actinomicose abdominal que ocorre como uma complicação de intestino ou cirurgia abdominal.

Actinomicose Pélvica

A maioria dos casos de actinomicose pélvica foram registrados em mulheres que estavam usando o  dispositivo intra-uterino (DIU) forma de contracepção. O DIU é um dispositivo pequeno, em forma de T contraceptivo feito de plástico e cobre, que se encaixa no interior do útero. As mulheres afectadas tendem a ser usuários de longo prazo do DIU (oito ou mais anos).

Uma explicação para os casos de actinomicose pélvica em mulheres que usam o DIU é que, ao longo do tempo, o DIU pode danificar o revestimento do útero, permitindo que as bactérias penetrem tecidos profundos. No entanto, nenhuma pesquisa foi ainda feita para descobrir se este é ou não o caso.

Ressalte-se que o desenvolvimento de actinomicose pélvica, como resultado do uso de um DIU é raro. Na Inglaterra, milhões de mulheres usam o dispositivo de DIU e houve apenas um punhado de casos de actinomicose pélvica.

Diagnosticar Actinomicose

Em seus estágios iniciais, actinomicose pode ser uma condição difícil de diagnosticar correctamente porque compartilha sintomas de muitas doenças mais comuns.
Estes incluem:
  • Cancer
  • Apendicite  (inflamação do apêndice)
  • Pneumonia  (infecção dos pulmões)
  • Doença inflamatória pélvica  (infecção bacteriana do sistema reprodutor feminino, como o útero ou trompas de Falópio).
Porque actinomicose pode ser difícil de diagnosticar, muitos casos são só descobriu quando os médicos estão realizando exames ou cirurgia para verificar se há outras condições. Por exemplo, muitos casos de actinomicose são detectados quando as biópsias são realizadas para verificar se há câncer. A  biópsia é onde uma pequena amostra de tecido é removida de modo que pode ser examinada sob um microscópio.

Actinomicose geralmente pode ser diagnosticada com mais confiança em suas fases posteriores, após o trato de sinusite têm aparecido na superfície da pele. Isto é porque os grânulos de enxofre produzido pelas vias do seio durante uma infecção actinomicose ter uma forma distinta que podem ser identificados ao microscópio.

Tratar Actinomicose

Os antibióticos são o principal tratamento para a actinomicose. Um curso de longo prazo de antibióticos é necessária para acabar com a infecção completamente.

Um curso inicial de injecções de antibióticos é geralmente recomendado para duas a seis semanas, seguido por um curso de comprimidos de antibióticos por mais seis a 12 meses.

A enfermeira deve ser capaz de ensiná-lo a administrar injecções de antibiótico em sua própria casa, assim você não precisa ficar no hospital durante o período de duração do curso.

Os antibióticos preferidos para o tratamento de actinomicose são benzilpenicilina , que é utilizada para as injecções de antibióticos, e comprimidos fenoximetilpenicilina.

Os efeitos colaterais dessas penicilinas incluem:

  • Diarreia
  • Nauseas (enjoo)
  • Erupção cutânea
  • Aumento da vulnerabilidade a infecções fúngicas, tais como  candidíase oral (uma infecção por fungos que ocorre na boca).
Se você é alérgico à penicilina, antibióticos alternativos, como a  tetraciclina ou  eritromicina podem ser usados.

Cirurgia

Ocasionalmente, a cirurgia pode ser necessária para reparar o dano tecidual ou dreno pus de quaisquer  abscessos que se formaram no fundo do seu corpo.

Dispositivo intra-uterino (DIU)

Se você tiver sintomas de actinomicose pélvica causada por um dispositivo intra-uterino (DIU), que terá de ser removido.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx