Tenossinovite - Inflamação da Bainha do Tendão - As Doenças Raras
.
Unknown

Tenossinovite - Inflamação da Bainha do Tendão

Tenossinovite é uma inflamação rara da mucosa da bainha que rodeia um tendão, o cabo que faz a junção do músculo ao osso. A sinóvia é um revestimento da bainha protectora que abrange os tendões. Os pulsos, as mãos e os pés são comumente afetados. No entanto a condição pode ocorrer com qualquer bainha do tendão.

Causas

A causa da inflamação pode ser desconhecida, ou pode resultar de:
  • Doenças que causam inflamação
  • Infecção
  • Ferimento (um corte infectado nas mãos ou nos pulsos pode causar Tenossinovite podendo ser necessário uma cirurgia de emergência)
  • O uso excessivo do mesmo
  • Tensão.

Sinais Sintomas

  • Dificuldade em mobilizar a articulação
  • Edema das articulações na área afetada
  • Dor e aumento da sensibilidade em torno de uma articulação, especialmente a mão, punho, pé, tornozelo e ao mover a mesma
  • Vermelhidão ao longo do comprimento do tendão

Diagnóstico

Sinais inflamatórios como febre, inchaço e vermelhidão podem ser sinais de infecção. Um exame físico mostra inchaço sobre o tendão envolvido.

Tratamento


O objetivo do tratamento é aliviar a dor e reduzir a inflamação. A aplicação de calor ou frio na área afetada pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação. É extremamente importante o repouso para uma recuperação completa. O uso de uma tala ou uma cinta removível pode ajudar a manter os tendões em repouso.

Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides como o ibuprofeno, pode aliviar a dor e reduzir a inflamação. Injecções locais de corticosteróides podem igualmente ser úteis. Alguns pacientes precisam de cirurgia para remover a inflamação em torno do tendão, é uma situação pouco comum.

A Tenossinovite causada por infecção necessita de tratamento imediato. É primordial iniciar antibioterapia. Em alguns casos graves, a cirurgia pode ser necessária para libertar o pús em torno do tendão.

Se não houver nenhuma infecção, uma injecção de esteróides podem ser utilizadas para diminuir a inflamação ao longo da bainha tendinosa.

Depois da recuperação, alguns exercícios usando os músculos ao redor do tendão afetado podem ajudar na prevenção de uma recidiva.

Prognóstico

A maioria das pessoas consegue recuperar totalmente com o tratamento adequado. No entanto, se a situação é causada pelo uso excessivo ou por uma atividade que não é interrompida é muito frequente que a Tenossinovite recidive. Em situações crónicas, o tendão pode ser danificado e a recuperação pode ser lenta ou incompleta.

Complicações

A Tenossinovite se não for tratada, o tendão pode ficar permanentemente restrito ou pode rasgar. A infecção pode espalhar-se para outros lugares do corpo, podendo agravar a situação e ameaçar o membro afetado.

Prevenção

Evitar movimentos repetitivos e o uso excessivo dos tendões pode ajudar a prevenir a Tenossinovite. Usar técnicas de tratamento de feridas adequadas para limpar cortes nas mãos, punhos e pés. Se você suspeitar de uma infecção, contacte o seu médico imediatamente.

Fontes: