Botulismo - Definição, Tipos, Causas, Perigos, Diagnóstico, Sintomas, Tratamento e Prevenção - As Doenças Raras
.
Unknown

Botulismo - Definição, Tipos, Causas, Perigos, Diagnóstico, Sintomas, Tratamento e Prevenção

O Botulismo é uma doença rara de origem alimentar mas potencialmente fatal. É causado por uma bactéria chamada Clostridium Botulinum. Pode ser encontrada no meio ambiente, particularmente na terra, contaminando os alimentos. Sujeita a certas condições, esta bactéria cresce e produz uma poderosa toxina. Absorvida provoca intoxicação.

O Botulismo é uma infecção rara, mas potencialmente fatal. As toxinas produzidas por C. botulinum são as mais poderosas toxinas naturais conhecidas pela ciência. Eles atacam o sistema nervoso (nervos, cérebro e medula espinal) e causar paralisia (fraqueza muscular). Se não for tratada, a paralisia vai se espalhar para os pulmões, causando insuficiência respiratória seguida de morte.

Os sintomas iniciais de botulismo incluem náuseas (enjoo), vómitos e  diarreia, muitas vezes seguido de prisão de ventre. Geralmente, leva de 12 a 36 horas após a ingestão de alimentos contaminados por mais graves sintomas neurológicos (sintomas que afectam o sistema nervoso) para começar. Estes incluem visão dupla, pálpebras caídas e fala arrastada. O botulismo é uma doença grave que requer atenção médica imediata. Disque para pedir uma ambulância, se você ou alguém que você conhece, tem os sintomas de botulismo.

Causas de Botulismo 

Botulismo é causado pelo Clostridium botulinum bactérias, encontradas no solo, poeira e produtos agrícolas, tais como o mel, feijão e milho. A bactéria em si não é prejudicial, mas se ele entra no seu corpo pode produzir toxinas altamente venenosas.

Clostridium botulinum

A toxina botulínica Clostridium é o mais mortal veneno que ocorre naturalmente no mundo. Apenas 500g é o suficiente para matar todos os seres humanos do planeta. Clostridium botulinum pode produzir sete tipos diferentes de toxina, que são classificados como tipos de A a G. tipos A, B, E e F são venenosas para os seres humanos. Tipo F é o mais tóxico. É 60 vezes mais tóxica do que o tipo B, que é o menos tóxico.

As toxinas produzidas pelo Clostridium botulinum bloquear um tipo especial de produtos químicos chamados um neurotransmissor. Neurotransmissores enviam mensagens do seu cérebro para o resto do seu sistema nervoso (nervos e medula espinhal).

No caso de botulismo, os blocos de toxina os efeitos de um neurotransmissor chamado acetilcolina que seu corpo usa para ajudar a estimular os músculos. Se a acetilcolina é bloqueada, ela provoca a paralisia, que se não tratada, pode levar à morte.

Botulismo de Origem Alimentar

Botulismo de origem alimentar pode ocorrer quando o alimento se torna contaminada com o solo contaminado. Se o alimento não está devidamente enlatados, conservados ou cozidos, as bactérias nos alimentos pode começar a produzir toxinas, que são altamente tóxicos se ingeridos.

Técnicas de produção de alimentos modernos usam processos de alta temperatura que garantam a todas as bactérias são mortas. Por isso, os casos de botulismo alimentar são praticamente desconhecidos no Reino Unido.

Após um surto de botulismo de origem alimentar em 1989, onde contaminado iogurte avelã afectou 26 pessoas e resultou em uma morte, houve mais seis casos deste tipo de botulismo na Inglaterra e no País de Gales até 2009. Todos os seis casos foram causados ​​pela ingestão de comida caseira produzida em outros países.

Botulismo por Ferimentos

O botulismo por ferimentos ocorre quando uma ferida torna-se infectada com a bactéria Clostridium botulinum. Isto é causado pela injecção ou farejando drogas contaminados com a bactéria. Uma vez dentro do corpo, as bactérias produzem toxinas venenosas.

O botulismo por ferimentos costumava ser rara no Reino Unido, sem casos registados antes do ano de 2000. No entanto, de 2000 a 2010, foram 144 casos de botulismo de feridas na Inglaterra e no País de Gales. Todos estes ocorreram em pessoas que injectam heroína em seus músculos.

A maioria dos usuários de heroína injectar a droga em suas veias (via intravenosa), mas alguns usuários preferem injectar músculos.

Isso pode ser porque:


  • Eles estão tentando disfarçar sinais de injecção de heroína ("marcas de faixa"). 
  • Suas veias foram danificados por abuso de heroína anterior. 

Injectar heroína directamente em músculos é perigoso porque provoca danos nos tecidos, o que pode levar a infecção. Usando agulhas limpas e não compartilhamento de agulhas com outras pessoas não impedirá ferida botulismo, porque não é a agulha que está infectado, mas a própria heroína.

A maioria da heroína no Reino Unido provém de papoulas de ópio cultivado na Ásia ou no Oriente Médio, especialmente no Afeganistão. O ópio é cozido e a morfina extraído antes de serem tratadas com produtos químicos para a produção de heroína. As drogas são, em seguida, "cortado" com materiais espessantes, tais como amido e lactose. A heroína pode ser contaminado a qualquer momento durante este processo.

Alguns casos de botulismo de feridas também têm sido associados a danos no tecido nasal causada por cheirando cocaína. O tecido danificado pode ser infectado. No entanto, há casos desse tipo já foram registrados no Reino Unido.

O Botulismo Infantil

O botulismo infantil ocorre quando um bebé ingere esporos da bactéria Clostridium botulinum. Os esporos fazer o seu caminho para o intestino (parte do sistema digestivo), onde eles começam a produzir toxinas.

Bactérias Clostridium botulinum esporos são inofensivos para crianças mais velhas e adultos. Após aproximadamente a idade de um ano, o bebé se desenvolve defesas que combater os efeitos dos esporos.
Mel e xarope de milho têm sido conhecidos por causar alguns casos de botulismo infantil, apesar de nenhuma causa definitiva foi encontrada na maioria dos casos. Na Inglaterra e País de Gales, houve 13 casos de botulismo infantil entre 1978 e 2011.

Outras causas possíveis

É possível ser infectado com a toxina botulínica em outras formas, embora estes nunca aconteceu no Reino Unido. As possibilidades incluem:

  • Uma injecção incorrecta durante botox: botox é um tratamento de beleza que usa a toxina botulínica para paralisar temporariamente os músculos faciais, a fim de reduzir as rugas
  • Respirar na toxina quando ele está na forma de um gás: isto necessita de ser preparado deliberadamente; por exemplo, por terroristas
  • Beber as toxinas em água: o processo de tratamento normal para o abastecimento de água da rede pública que desactivar as toxinas, por isso, a água terá de ser deliberadamente contaminado; por exemplo, por terroristas.

Tipos Botulismo

  • Botulismo de Origem Alimentar
É o tipo de botulismo mais frequente. É causado pela ingestão de alimentos contaminados com uma neurotoxina pré-formada da bactéria Clostridium Botulinum. Os produtos alimentares conservados de forma caseira que contêm peixe, vegetais ou batatas, são os mais susceptíveis de estarem envolvidos em surtos de Botulismo. Os alimentos com pH ácido raramente são afectados. Está associado com alimentos enlatados e conservas, especialmente as caseiras, visto que não são aplicadas medidas padronizadas de eliminação de patogénicos.
  • Botulismo a Partir de Feridas
A causa deste tipo de Botulismo envolve uma abertura da pele que pode ocorrer de várias formas: feridas provenientes de punções, fracturas expostas, lacerações, abscessos, incisões cirúrgicas, etc.
  • Botulismo Infantil
É resultado da colonização do tracto intestinal após ingestão de esporos de Clostridium Botulinum, uma vez que o tracto intestinal de uma criança com menos de 1 ano não contém ainda uma flora microbiana normalizada, assim como ácidos biliares inibidores do crescimento da bactéria de Clostridium Botulinum, que é evidente num indivíduo adulto. Neste tipo de Botulismo as neurotoxinas mais frequentes são a A e a B. Ocorre, geralmente, em crianças com menos de 1 ano e está associado à ingestão de mel, devido à prevalência de esporos.     
  • Botulismo Infeccioso no Adulto
Factores associados a este tipo de Botulismo são a cirurgia ao intestino, doença de Crohn ou exposição a alimentos contaminados, mas sem causar doença, geralmente não é possível identificar o alimento contaminante responsável, visto que o indivíduo só desenvolve a doença, em média, após 47 dias.
  • Botulismo de Classificação Indeterminada
Forma de Botulismo mais recente e que se prende com as consequências do uso directo da toxina botulínica, no tratamento de várias paralisias ou desordens da contractura muscular por flacidez. Por exemplo, o uso de toxina botulínica tipo A para o tratamento de torcicolo, pode causar disfagia devido à penetração da toxina em músculos da faringe, localizados muito próximo do local de administração da injecção. A penetração da toxina em músculos mais distantes ou a fraqueza muscular devido à distribuição sistémica da toxina são raras.

Sintomas Botulismo

O tempo mais comum de incubação é de 8 horas até 7 dias. Em pessoas com casos graves, dificuldades respiratórias podem ocorrer em apenas algumas horas. 

No tracto gastrointestinal a toxina botulínica é introduzida nas extremidades dos neurónios motores. Os músculos são inervados e neutralizados. A pessoa começa com:
  • Visão turva ou dupla,
  • Dificuldade em deglutir,
  • Dificuldade em articular corretamente a boca,
  • Boca seca,
  • Falta de força nos membros,
  • Paralisia muscular progressiva (primeiro a face com ptose palpebral),
  • Distúrbios respiratórios. 

Botulismo de Origem Alimentar

Os sintomas do botulismo de origem alimentar geralmente começam com:
  • Náuseas (enjoo) 
  • Vómitos 
  • Diarreia, seguido de  constipação (incapacidade de esvaziar suas entranhas).
Geralmente, leva de 12 a 36 horas após a ingestão de alimentos contaminados por mais graves sintomas neurológicos (sintomas que afectam o sistema nervoso) para começar (veja abaixo). No entanto, às vezes pode demorar menos de seis horas ou enquanto oito dias.

Se você tiver consumido (comido ou bebido) uma grande quantidade de toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, você pode não sentir estes sintomas iniciais. Em vez disso, você pode desenvolver sintomas neurológicos de imediato.  

Botulismo por Ferimentos

Após a infecção inicial, os sintomas de botulismo de feridas levar entre 4 e 14 dias para se desenvolver.
Os sintomas começam nos nervos cranianos (nervos que conectam o cérebro a sua coluna) antes de se espalhar pelo seu corpo, como as toxinas entrem em vigor.

Sintomas Neurológicos 

Os sintomas neurológicos de botulismo de origem alimentar e botulismo de feridas são os mesmos. No entanto, em casos de botulismo de feridas, os sintomas podem demorar mais tempo a desenvolver.

Os sintomas neurológicos incluem:
  • Visão dupla  
  • Pálpebras caídas 
  • Fraqueza facial 
  • Boca seca 
  • Dificuldades de deglutição (disfagia)
  • Fala arrastada. 
Como a toxina se espalha, você terá fraqueza e paralisia nos membros superiores. Se a toxina é permitido manter espalhando, sua respiração será afectada e você acabará por ter insuficiência respiratória, resultando em morte.

Sua percepção sensorial (sua consciência do mundo ao seu redor) não será afectada. Também não existem sintomas de febre, tais como uma temperatura elevada, durante uma infecção por botulismo.

Botulismo Infantil

Os sintomas do botulismo infantil geralmente começam com prisão de ventre. Isto pode durar vários dias antes que o bebé começa a ter sintomas neurológicos, tais como:
  • Uma incapacidade para chupar 
  • Uma cabeça de disquete 
  • Músculos flexíveis 
  • Fraco chorando 
  • Cansaço 
  • Irritabilidade 
  • Reflexos pobres 
  • Pálpebras pesadas e lisos, olhos desfocados.

Diagnóstico de Botulismo 

Como o Botulismo é uma doença grave, potencialmente fatal, geralmente é diagnosticada após a admissão ao hospital.

Depois que alguém foi internado no hospital, os médicos podem suspeitar de botulismo com base nos seguintes critérios:
  • Onde há paralisia, como visão dupla, dificuldade para engolir e fala arrastada
  • A falta de uma febre (temperatura elevada) 
  • Consciência da pessoa do mundo ao seu redor ser afectado. 

Prova

Como o Botulismo é uma doença rara, outros testes serão geralmente realizados para excluir condições com sintomas semelhantes, tais como:
  • Um  acidente vascular cerebral: uma condição médica séria, onde o suprimento de sangue para o cérebro é interrompido
  • Sendo envenenado com alguma outra coisa, como o envenenamento por monóxido de carbono ou  intoxicação alimentar de crustáceos  
  • Guillain-TopE síndrome: uma condição rara mas grave que afecta a rede de nervos que controlam os movimentos e sentidos do corpo.

Os testes que você pode ter são:

  • Uma  ressonância magnética (RM): onde um forte campo magnético e ondas de rádio são usados ​​para produzir imagens detalhadas do interior de seu corpo
  • Uma  tomografia computadorizada (TC): quando uma série de  raios-X do seu corpo são tomadas em ângulos ligeiramente diferentes e um computador coloca as imagens juntas
  • Uma  punção lombar (punção lombar): onde uma agulha oca é inserida na parte inferior das costas para extrair uma amostra de líquido cefalorraquidiano (líquido que envolve e protege a sua coluna).

Confirmação

Para confirmar um diagnóstico de botulismo, ensaios serão realizados para detectar a bactéria Clostridium botulinum ou da toxina produzida pela bactéria. Dependendo do tipo de botulismo tiver, pode ser encontrada numa amostra de:
  • O seu sangue 
  • Suas fezes 
  • O conteúdo do seu estômago (para botulismo de origem alimentar) 
  • Pus ou tecido de uma ferida (por ferida botulismo) 
  • O de alimentos contaminados, se você ainda tem alguma esquerda (por botulismo de origem alimentar).

Tratamento Botulismo

É necessário internamento em UTI nos casos de distúrbios respiratórios, sendo necessário ventilar o paciente. Na medida em que a intervenção foi feita imediatamente após o surgimento dos primeiros sinais, utiliza-se soro antitoxina.

A vacina contra a doença também já foi desenvolvida, mas ela é projetada especificamente, especialmente para aqueles que trabalham em laboratórios, já que o Botulismo é uma doença rara. Anualmente em França existem cerca de 10 a 40 casos de Botulismo relatados. O número de pessoas com a intoxicação são hospitalizadas, mais de metade dos casos totais.

O tratamento para o botulismo vai depender do tipo de botulismo que você tem, embora em todos os casos, você terá de ser internado no hospital. botulismo Se não for tratada rapidamente, é provável que seja fatal.   Pode demorar 10 dias a vários meses para que alguém se recuperar totalmente de ser infectado com a toxina botulínica.

Antitoxinas

Botulismo terá de ser tratada com injecções de antitoxinas. Antitoxinas são anticorpos (proteínas produzidas pelo corpo) que podem neutralizar uma toxina específica, neste caso, a toxina A de Clostridium botulinum.
Antitoxinas funcionam através do bloqueio dos efeitos da toxina sobre o sistema nervoso (os nervos, cérebro e medula espinal).

Eles devem ter o mais rápido possível. Não é necessário esperar que os resultados dos testes que confirmam a presença da bactéria Clostridium botulinum ou da toxina. Um diagnóstico de botulismo com base em seus sintomas é o suficiente para começar o tratamento.

A antitoxina vai ajudar a prevenir os sintomas piorem, mas não vai curar qualquer paralisia (fraqueza muscular) já causada pela toxina. Se uma dose de antitoxina não é suficiente, você pode ser dada uma segunda dose após 24 horas.

Botulismo de Origem Alimentar 

Em alguns casos de botulismo de origem alimentar, a medicação pode ser usada para induzir o vómito para remover todas as partículas de alimentos contaminados a partir de seu corpo. Enemas (uma injecção de fluido para o intestino grosso) também podem ser usados ​​porque incentivamos a esvaziar suas entranhas.

Botulismo por Ferimentos 

Se a infecção foi causada por ferida botulismo, a ferida infectada e, possivelmente, numa área circundante de pele terá de ser removido cirurgicamente.

O processo para fazer isso é conhecido como o desbridamento. É necessário remover a área que circunda a ferida para parar mais toxinas serem produzidos. Em alguns casos, isto pode conduzir à formação de cicatrizes.

Você também pode ser dado  antibióticos (medicamentos para o tratamento de uma infecção causada por bactérias) para evitar quaisquer infecções em desenvolvimento.

Botulismo Infantil

O botulismo infantil tende a ser menos grave do que outros tipos de botulismo, porque os níveis de toxinas liberadas pelas bactérias são mais baixos do que em outras formas da doença. No entanto, a condição ainda requer tratamento médico de emergência para evitar dificuldades respiratórias que ocorrem.

Bebés com botulismo infantil será colocado em uma incubadora (um berço claro, em anexo) para mantê-los quentes e protegê-los de infecções secundárias. Ventilação artificial pode ser necessário para ajudar a respiração, e eles também podem ser alimentados por via intravenosa (através de uma sonda colocada directamente na veia).

O botulismo infantil pode ser tratada com sucesso usando um medicamento chamado imunoglobulina botulinum (que tem o nome da marca BabyBIG). Imunoglobulina botulínica é criado por recolha de amostras de sangue humano que contêm um alto nível de anticorpos botulismo-imune infantis (proteínas que combatem a infecção.

A maioria dos bebés responder rapidamente ao tratamento, e devem estar bem o suficiente para deixar o hospital dentro de dois anos e meio semanas. Qualquer paralisia pode durar algumas semanas, mas os bebés crescem novas terminações nervosas por isso devem fazer uma recuperação completa.

Recomendações de Segurança 

Todos os casos de botulismo devem ser comunicados à Agência de Proteção à Saúde (HPA), de modo que a acção pode ser tomada.

Bio-terrorismo

Há uma preocupação de que a toxina botulínica pode ser deliberadamente lançado como um ato de terrorismo. No entanto, como a condição é muito rara, uma libertação deliberada de toxina botulínica deve ser fácil de detectar. Os médicos têm de informar todos os casos suspeitos de botulismo.

No caso da toxina botulínica de ser libertado deliberadamente, o HPA seria isolar a área de exposição e fornecer antitoxinas para qualquer pessoa afectada. No caso improvável de que você está exposto a forma de aerossol da toxina botulínica (gás), cobrir o nariz e a boca com a roupa, como uma camisa ou um cachecol. A toxina não pode penetrar na pele intacta.

Em seguida, vá imediatamente para  o seu hospital mais próximo ou centro de saúde para a descontaminação. Se isso não for possível, lave a pele e as roupas com água morna e use água sanitária para limpar as superfícies ou objectos que também podem ter sido contaminados.

Alimentos Afetados por Botulismo

Os alimentos incluem aqueles que não são adequadamente esterilizados ou descontaminados. Com efeito, o Clostridium é capaz de sobreviver 10 a 20 minutos a 120ºC. As bactérias também podem estar presentes nos produtos contaminados por terra, por exemplo, feijão, vegetais e carnes. Neste último caso, as bactérias podem ser encontradas no tracto digestivo dos animais.

Prevenção Botulismo

É importante lavar os alimentos antes de os cozinhar. Além disso, é altamente recomendável o uso de um equipamento de esterilização. Em relação aos enlatados, no momento da abertura, verifique a ausência de difusão de gás, se isso acontecer rejeite os alimentos imediatamente. Se planear usar frascos, eles devem estar completamente vazios e limpos. Finalmente considere a qualidade do alimento pelo odor emitido.

Devido aos elevados padrões de higiene alimentar no Reino Unido, as chances de botulismo de origem alimentar de alimentos comprados no país são praticamente nulas.

Existe um risco ligeiramente maior se você produzir o seu próprio alimento, sobretudo se trata de conservas. No entanto, seguindo procedimentos de higiene de alimentos e recomendações de conservas irá reduzir qualquer risco.

Usuários de heroína deve evitar injectando heroína em seus músculos. A injecção de heroína na veia ou fumar são maneiras mais seguras de tomar a droga, apesar de não usar heroína em tudo é de longe o melhor curso de acção.

Na maioria dos casos de botulismo infantil, a causa específica não foi identificada. Portanto, pode não ser sempre possível para impedi-lo.

No entanto, evite dar mel ou xarope de milho para os bebés com idade inferior a 12 meses, porque eles têm sido conhecidos para conter os esporos bacterianos.