Interacção entre a Hereditariedade e o Meio – Genótipo e Fenótipo - Potencial Genético - Ser Humano é Único e com Caracteristicas Próprias - As Doenças Raras
.
Unknown

Interacção entre a Hereditariedade e o Meio – Genótipo e Fenótipo - Potencial Genético - Ser Humano é Único e com Caracteristicas Próprias

Cada ser humano tem características próprias que os tornam únicos. Contudo, à que ter em conta dois aspectos essenciais, o meio e a hereditariedade. Desta forma, ao conjunto de características que um indivíduo recebe por hereditariedade dá-se o nome de Genótipo e, ao conjunto de características que um individuo apresente, resultado da hereditariedade e da influência do meio, denomina-se de Fenótipo.

O meio é constituído por elementos que intervêm no comportamento de cada indivíduo, e têm a sua influência logo na vida intra-uterina. Os alimentos que a mãe ingere, o álcool, os fármacos, os tóxicos e todos os comportamentos inadequados podem trazer problemas físicos e mentais no desenvolvimento da criança, podendo provocar nesta uma dependência dessas mesmas substâncias ainda antes de nascer.

Dentro da comunidade científica há dois opostos, um que defende que o desenvolvimento humano é influenciado sobretudo pelo meio outro pela hereditariedade. Todavia tanto a hereditariedade como o meio estão directamente dependentes um do outro. A hereditariedade não pode manifestar-se sem um meio adequado, assim como o meio não tem qualquer efeito sem o potencial genético. Portanto pode-se afirmar que a hereditariedade e o meio interagem, definindo o desenvolvimento físico e psicomotor, mas também particularidades como a linguagem, a inteligência ou a afectividade.

Existem diversos exemplos que demonstram a interacção da hereditariedade com o meio e vice-versa. Um dos exemplos mais significantes é a inteligência, o nível intelectual mede-se através de testes de inteligência, que são apresentados sob a forma de Q.I., ou seja, o grau de inteligência, e relaciona-se estreitamente com o meio envolvente. Por exemplo, quando uma criança pertence a um meio economicamente menos favorável, esse é normalmente menos estimulante intelectualmente, condicionando um Q.I mais baixo. Porém, quando ocorre a situação inversa, e sempre subordinando-se à personalidade de cada um, porque a mesma situação de pobreza, pode ser um estímulo para atingir um nível cognitivo mais alto que permita uma ascensão social e económica.

Existem estudos que relacionam a inteligência com a afectividade familiar. Verificou-se que crianças adoptadas depois de terem vivido em orfanatos manifestaram um aumento de Q.I, provocado pela afectividade e consequente estímulo. Porém não só o meio influência no desenvolvimento do Q.I., a hereditariedade tem também uma ponderação essencial. Um dos melhores exemplos é o caso de gémeos homozigóticos. Existem estudos que demonstram que gémeos verdadeiros separados à nascença e criados em meios socio-económicos diferentes, têm um Q.I. semelhante, bem como, outras características de hereditariedade genética, como sendo o temperamento, os gestos, predisposições intelectuais.

É um erro, estabelecer relações de causa-efeito entre o meio e a hereditariedade na influência do Q.I. ou comportamentos. Trata-se sim, de uma correlação, isto é, meio e hereditariedade interagem em conjunto com a personalidade de cada um. Por exemplo, não podemos firmar categoricamente que um indivíduo com um nível socio-económico baixo tenha um Q.I. baixo, é provável mas não imperativo.

No fundo, meio, hereditariedade e personalidade (experiências pessoais, emoções…) actuam em conjunto na formação da personalidade do indivíduo.


2 comments

Write comments
Unknown
AUTHOR
18 de abril de 2018 às 04:56 delete

Eu preciso de exemplos práticos da hereditariedade no meio

Reply
avatar
Anónimo
AUTHOR
4 de março de 2022 às 12:18 delete

nasci com hiv minha mãe faleceu por causa da infecção pelo hiv e lamento porque nunca conheci dr itua ele poderia ter curado minha mãe por mim porque como mãe solteira foi muito difícil para minha mãe me deparei com palavras de cura dr itua on-line sobre como ele cura doenças diferentes em diferentes raças, como herpes, parkison, asma, autismo, DPOC, epilepsia, herpes zoster, herpes labial, infertilidade, síndrome da fadiga crônica, cura do lúpus, fibromialgia, feitiço de amor, câncer de próstata, pulmão câncer, glaucoma., psoríase, cirrose hepática, catarata, degeneração macular, doença de Chrons, mononucleose infecciosa., doença cardiovascular, doença pulmonar. próstata aumentada, osteoporose. doença de Alzheimer, psoríase, transtorno bipolar, demência. câncer de sangue,câncer colorretal,feitiço de amor,diarreia crônica,ataxia,artrite,esclerose lateral amiotrófica,acidente vascular cerebral,fibromialgia,síndrome de toxicidade de fluoroquinolona fibrodisplasia ossificante progressesclerose, ereção fraca, aumento da mama, aumento do pênis ent,hpv,sarampo, tétano, coqueluche, tuberculose, poliomielite e difteria)diabetes hepatite até câncer eu estava tão animado, mas assustado ao mesmo tempo porque eu não encontrei esse artigo on-line, então entrei em contato com dr itua no e-mail drituaherbalcenter@ gmail.com/www.drituaherbalcenter.com. eu também converso com ele ele me diz como funciona então eu digo a ele que eu quero continuar eu paguei ele tão rapidamente correios colorado eu recebo meu remédio herbal dentro de 4/5 dias úteis ele me deu orientações a seguir e aqui estou eu vivendo saudável novamente posso imaginar como Deus usa os homens para manifestar suas obras estou escrevendo em todos os artigos on-line para divulgar o trabalho divino da medicina herbal dr itua, ele é um grande homem.

Reply
avatar